Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Cobal do Humaitá reduz os riscos de acidentes em seu estacionamento após vistoria do Procon Estadual

19.06.2019 - 18:45
site_1560980637.33.jpg

A fiscalização do Procon Estadual vistoriou em março deste ano o estacionamento da Cobal do Humaitá, um dos mais conhecidos polos gastronômicos do Rio de Janeiro, e constatou algumas irregularidades que poderiam colocar em risco a segurança dos frequentadores do local. Após a constatação, os responsáveis adequaram o espaço e apresentam a autarquia nesta semana as alterações que foram realizadas.

Na vistoria realizada em março, os fiscais constataram que havia vagas para veículos demarcadas no chão muito próximas aos bares e restaurantes do local. Não havia faixas determinadas para circulação de pedestres nem placas indicativas separando as duas áreas. Carros poderiam manobrar próximos demais das mesas e cadeiras dos estabelecimentos, colocando em risco a segurança dos consumidores.Apesar de existir 120 vagas demarcadas para veículos, só havia uma vaga para idoso e outra para pessoas com necessidades especiais. O estacionamento não tinha placa alertando o risco da permanência de crianças e animais domésticos no interior do veículo enquanto ele estiver estacionado – o aviso é obrigatório pela Lei Estadual n° 7.386/16.

Com as alterações realizadas na Cobal, o estacionamento agora tem uma demarcação clara – com cones, correntes, barreiras, placas e sinalização horizontal – da área que em os pedestres devem circular. Além disso, a separação instituída entre estacionamento e área de pedestres não permite mais que carros manobrem próximos aos bares e restaurantes do polo.O local agora possui seis placas indicando vagas para idosos, quatro indicando vagas para gestantes, quatro para deficientes e oito alertando sobre os riscos de crianças e animais domésticos permaneceram nos veículos estacionados.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil