Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Veículos e Caminhões Agrale, Ônibus e Micro-Ônibus Volare e Acess

12.07.2019 - 14:56

PROCESSO Nº 08012.001774/2019-49

A AGRALE S.A e MARCOPOLO S.A (divisão VOLARE VEÍCULOS LTDA) abriu Campanha de Chamamento dos veículos Agrale MA8.7, MA9.2, MA10.0, MA15.0 e MA17.0; Caminhão Agrale A8700, 8700, 8700 TR, A10000, 10000 e 14000; e dos Ônibus e Micro-Ônibus Volare V8, V9, W7, W8, W9, WL e Access, em razão de que algumas mangueiras do freio dianteiro apresentaram desgaste prematuro, ocasionando vazamento de ar, o que pode, em situações extremas ocasionar a redução da capacidade de frenagem, aumentando a distância até a parada do veículo, com risco de acidentese eventuais danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.

O presente feito trata de Campanha de Chamamento de Recall promovida pelaAGRALE S.A e MARCOPOLO S.A (divisão VOLARE VEÍCULOS LTDA.),com o objetivo de convocar os consumidores a comparecerem a uma concessionária da rede Agrale e Volare, para a substituição das mangueiras do freio dianteiro.

De acordo com as informações prestadas pelaAGRALE S.A e MARCOPOLO S.A (divisão Volare), a Campanha de Chamamento, com início de atendimento em 24 de junho de 2019, abrange 4.888 (quatro mil oitocentos e oitenta e oito) veículos, produzidos no período compreendido entre os anos de 2016 a 2019, e colocados no mercado de consumo, com a numeração de chassi, não sequencial e com a distribuição geográfica pelo estado brasileiro assim como exposto no documento encaminhado pela empresa (SEI9019249, págs. 3 e 28).

Em relação ao defeito que envolve os veículos, a AGRALE e VOLARE informaram que "em testes e estudos realizados apuraram uma não conformidade na mangueira do freio dianteiro, que se trata de um componente de borracha, responsável por efetuar a passagem de ar direcionada pelo acionamento do pedal de freio para acionamento da cuíca de freio, que podem apresentar um desgaste prematuro, com a possibilidade de vazamento de ar".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que"verificaram que o vazamento da referida mangueira pode, em situações extremas, ocasionar a redução da capacidade de frenagem, aumentando a distância atá a parada do veículo, e poderá, em situações extremas, sofrer uma colisão, com risco de danos físicos e materiais, inclusive a terceiros".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que"emmarço de 2019, Agrale e Volare receberam as primeiras solicitações de garantia, sob o fundamento de ocorrência de vazamentos nas mangueiras de freio. E que após essas reclamações iniciaram investigações, de modo a apurar as possíveis caudas do alegado vazamento, em especial, se tratavam de falhas decorrentes do uso do bem ou, contrário senso, alguma não conformidade. No final do mês deabril de 2019, novas reclamações pelo mesmo fato surgiram e, portanto, após testes as empresas concluíram uma não conformidade na mangueira do freio dianteiro (...)".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.

 

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil