Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio assina termo de cooperação com Procon Estadual

18.07.2019 - 11:48
escolhidas_(3)editedt_1563461279.15.jpg

Nesta terça-feira (16/07), o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, e o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), Fernando Blower, assinaram um termo de cooperação na sede da autarquia. A associação passará a integrar o Projeto Expressinho, uma área do setor de conciliação na sede do Procon-RJ (Av. Rio Branco, 25, 5° Andar - Centro - Rio de Janeiro) que reúne diversos representantes de empresas e organizações para procurar resolver, no momento da reclamação, as queixas a elas associadas.

Atualmente o Expressinho reúne representes de empresas de telefonia, bancos, concessionarias de serviço público e supermercados. Com funcionários desses estabelecimentos presentes, quando o consumidor faz a queixa ao servidor do Procon, a conciliação entre cliente e empresa - mediada pela autarquia - acontece naquele momento. Na maioria das vezes o problema do consumidor é resolvido no mesmo dia. Em 2018, a média de solução dos casos envolvendo as empresas do Expressinho foi de 92%.

Com a entrada de um representante do SindRio no Expressinho, o consumidor terá acesso, na sede do Procon-RJ, a uma solução mais rápida das queixas relacionadas ao atendimento na maioria dos bares e restaurantes do Estado. O sindicato representa mais de 11.000 estabelecimentos do segmento de gastronomia no Rio de Janeiro.

O presidente do Procon-RJ destacou que “a assinatura desses termos de cooperação está entre as metas da autarquia deste ano, estabelecidas no Plano de Diretrizes Prioritárias do Governo do Estado do Rio”. Ele valida que a entrada da SindRio é um incentivo para que outros segmentos do mercado participem do Projeto Expressinho. “Isso colabora bastante para continuarmos a aumentar o número de conciliações entre consumidores e empresas”, completou Cássio Coelho.

Além disso, o presidente do sindicato manifestou interesse em viabilizar materiais de cunho educativo voltado para os consumidores, em especial os turistas. Também foi acordado um apoio para treinamentos e capacitação dos funcionários do Procon. Na terça e na quarta-feira (16 e 17/07) a instrutora de manipulação de alimentos da SindRio e da Vigilância Sanitária, Rosiléa Siqueira, já realizou um treinamento para equipe de fiscalização do Procon, servindo de pontapé inicial para o apoio do sindicato ao Procon. "O apoio que oferecemos visa diminuir o desgaste do setor com fiscalizações e multas. Funcionários bem treinados, tanto dos estabelecimentos comerciais, quanto do Procon, evitam problemas nessa relação", ressaltou Fernando Blower. O Presidente do Procon-RJ, ressalta a importância do treinamento constante e também comentou que "este momento é de orientar os fornecedores a terem boas práticas. Para isso, quanto mais capacitados forem os fiscais, melhor para todos”.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil