Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: picape RAM 2500

26.07.2019 - 09:18

A Campanha deRecallpromovida pela FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA tem o objetivo de convocar os consumidores parasubstituição do conjunto da barra de direção.

De acordo com as informações prestadas pela FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA., a Campanha de Chamamento, com início em 22 de julho de 2019, abrange 1.892 (mil oitocentos e noventa e dois) veículos RAM, modelo 2500, produzidos no México, no período compreendido entre os dias 16 de junhode 2014 a 11 de dezembro de 2018, e, posteriormente, comercializados no Brasil, conforme números de chassis e tabela de distribuição geográfica presente no anexo (SEI9177262, páginas. 3 e 5 do PDF).

Em relação ao defeito que envolve osveículos, a empresa informou que "foi detectado a possibilidade do desacoplamento da barra de direção dos veículos convocados".Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, salientou que a manifestação do defeito pode "(...) resultar na perda do controle da direção, aumentando os riscos de acidente, com consequentes danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou à terceiros."

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que"após a realização de investigações, testes e estudos internos, a FCA US, constatou a possibilidade do desacoplamento da barra de direção, possibilitando a perda do controle da direção do veículo. Assim, em 09 de julho 2019, a FCA US encaminhou à FCA Brasil a instrução técnica destinada ao reparo dos veículos potencialmente comercializados no mercado nacional e confirmou a necessidade do lançamento da presente campanha, também no mercado brasileiro. (...)"

A empresa ainda informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro. 

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil