Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Torlós ( losartana potássica) e Torlós H ( losartana potássica + hidroclorotiazida)

26.07.2019 - 09:24

A Campanha de Chamamento de Recall promovida pela TORRENT DO BRASIL LTDA. tem o objetivo de recolhimento preventivo de alguns lotes do medicamento Tolós e Tolós H, tendo em vista que foi identificado traços de uma impureza inesperada (NDEA: N-nitrosodietilamina) acima do limite aceitável, sendo estas classificadas como potênciais carcinogênicos para seres humanos.

De acordo com as informações prestadas pela TORRENT DO BRASIL LTDA.,a Campanha de Chamamento, com início em 10 de Janeiro de 2019, abrange 2.532.218 (dois milhões quinhentos e trinta e dois mil duzentos e dezoito) medicamentos, comercializados no Brasil, no período compreendido entrenovembrode 2015a dezembro de 2017, e colocados no mercado de consumo, com numeração dos lotes, não sequencial e com distribuição geográfica pelo estado brasileiro assim como exposto no documento encaminhado pela empresa (SEI 8860801).

Em relação ao defeito que envolve o medicamento, a Torrent do brasil, informou que após a realização de testes e estudos internos, foi constatado que, nos medicamentos acima listados, foramidentificadosalguns lotes queapresentaram traços de uma impureza inesperada (NDEA: N-nitrosodietilamina),sendo essa impureza prejudicial em quantidades elevadas podendo oferecer riscos à saúde.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que" De acordo com autoridades mundiais da saúde, o consumo diário e contínuo dessa impureza (NDEA: N-nitrosodietilamina), em altas doses por cinco anos seguidos, pode oferecer risco de desenvolver câncer. Segundo autoridades europeias, o risco, considerado baixo, é de 0,00017%, ou seja, uma a cada 6 mil pessoas que tomaram o medicamento com essa impureza na dose máxima por longo período conforme citado.

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que"o defeito foi detectado após investigações internas, em novembro de 2018, verificou-se a possibilidade de traços de impurezas inesperadas da substância (NDEA: N-nitrosodietilamina) que está acima do limite aceitável, em todos os lotes do ativo losartana potássica, utilizados nos produtos Torlós e Torlós H, e que verificou-se a possibilidade da falha se estender a um lote de 2.253.218 (dois milhões quinhentos e trinta e dois mil duzentos e dezoito), tornando a realização da campanha de recall voluntária no mercado nacional"

A empresa ainda informou que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil