Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual realizou fiscalização com foco no Dia dos Pais

10.08.2019 - 16:24
IMG_20190809_103147361_HDRedt_-_Copia_1565465083.67.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/08), uma ação da Operação "Meu pai, Meu amigo" que tem o foco no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (11/08). Dos 23 estabelecimentos fiscalizados no Centro e na Zona Norte do Rio na quinta-feira (08/08), cinco não apresentaram irregularidades. Já nesta sexta-feira (09/08) foram 19 lojas vistoriadas na Barra e na Baixada e apenas três não foram notificados.

Baseada nos presentes mais procurados para o dia dos pais, a fiscalização vistoriou lojas de eletroeletrônicos, roupas masculinas e esportivas, em vários pontos da cidade. A irregularidade mais comum encontrada foi na forma como as ofertas eram apresentadas em 16 das 42 lojas vistoriadas.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, as informações sobre o produto devem ser claras e de fácil visualização. Algumas lojas deixavam de apresentar preços nos itens expostos a venda. Outras, exibiam ospreços das parcelas da venda a prazo em fonte inferior ao valor do produto comprado à vista, o que é proibido e induz o consumidor em erro, por fazê-lo acreditar que o preço a ser pago pelo produto é o valor em destaque. Os fiscais orientaram os fornecedores para corrigirem essa irregularidade e todos retificaram os problemas encontrados no ato da fiscalização.

Balanço da Operação “Meu pai, Meu amigo” 08/08

1- Mr. Cat (Avenida Rio Branco, 31 loja a – Centro): Ausência de preços em alguns produtos expostos. Solicitada a adequação imediata. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2-Borelli (Av. Rio Branco, 26 – Centro): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3-Centauro (Av. Dom Helder Câmara, 5332 – Del Castilho): Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

4-Luidgi Specciale (Av. Rio Branco, 43 – Centro):Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5-Riachuelo (Av. Dom Helder Câmara, 5200 – Del Castilho): Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

6-Saraiva(Av. Dom Helder Câmara, 5080 – Del Castilho): Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

7-Ricardo Eletro(Rua Uruguaiana, 118 – Centro): Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata. Empréstimos consignados são oferecidos pelo intermédio da Financeira do Bando Safra. Recolhido o contrato de empréstimo consignado.

8-Fast Shop (Av. Dom Helder Câmara, 5080 – Del Castilho): Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

9-Fast Shop (Av. Dom Helder Câmara, 5080 – Del Castilho): Ausência de preços em alguns produtos e alguns produtos com preços que não estavam visíveis. Solicitada a adequação imediata.

10-Samsung (Av. Dom Helder Câmara, 5332 – Del Castilho Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

11-Casa Vídeo (Av. Dom Helder Câmara 5474 – Del Castilho): Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

12-Di Santinni (Av. Rio Branco, 135 – Centro): Ausência de preços em alguns produtos. Solicitada a adequação imediata.

13-Bagaggio (Av. Dom Helder Câmara – Del Castilho): Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

14-Renner (Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Del Castilho): Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

15-I Place (Avenida Dom Helder Câmara, 5474, lj 3807 – Del Castilho): Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

16-Wal-Mart (Rua Projetada, 345 – Méier): Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

17-Sam's Club (Rua Projetada, 345 – Méier): Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon.

18-Luidgi Specciale (Av. Dom Helder Câmara, 5332 – Pilares): Ausência de preços em alguns produtos. Solicitada a adequação imediata.

Balanço da Operação “Meu pai, Meu amigo” 09/08

1- Centauro (Avenida das Américas, 4666 – Barra):Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações.

2- Di Santini (Avenida São João de Meriti, 111 loja 103 – São João de Meriti):Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Recolhida folha do Livro de Reclamações.

3- Vila Romana (Avenida das Américas, 4666 – Barra): Ausência do Livro de Reclamações.

4- Luidgi Specciale (Avenida das Américas, 4666 – Barra): Ausência de preços visíveis em alguns produtos expostos. Solicitada a adequação imediata.

5- Renner (Avenida São João de Meriti, 111 loja 601/606 – São João de Meriti): O Livro de Reclamações está integralmente preenchido, mas não tem o termo de encerramento realizado pela autarquia. Existe um outro Livro que não foi autenticado. Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

6- Fast Shop (Avenida das Américas, 4666 – Barra): Ausência de preços em alguns produtos expostos. Solicitada a adequação imediata. Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

7- Centauro (Avenida São João de Meriti, 111 loja 411 – São João de Meriti): Ausência do Livro de Reclamações.Ausência do cartaz que informa o telefone e endereço do Procon.

8- Samsung (Avenida das Américas, 4666 – Barra): Livro de Reclamações não estava autenticado.

9- Adidas (Avenida das Américas, 4666 – Barra): Livro de Reclamações não estava autenticado.

10- Casa Vídeo (Rodovia Presidente Dutra, 4200 – São João de Meriti): Alguns produtos a precificação estava com valor da parcela em destaque e o preço à vista em fonte menor que o da parcela, fica determinado a adequação imediata.

11- Casa Video (Avenida das Américas, 5000 – Barra): Ausência de preços visíveis. Alguns produtos estavam com os valores das parcelas em tamanho de fonte superior ao valor total a vista, fica determinado a adequação imediata.

12- Saraiva (Avenida das Américas, 5000 – Barra): Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações.

13- Riachuelo (Rua Maria Soares Send, 111 loja 0 – São João de Meriti): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Observada oferta que induz o consumidor em erro: "Na compra de uma camiseta por 39,90, leve a segunda peça por 19,90", em que o valor referente a segunda peça estava em destaque e as letras do texto explicativo estavam em tamanho bem menor, com a seguinte informação: "promoção válida de 16/07/2019 até 12/08/2019 ou enquanto durarem os estoques e somente para camisetas sinalizadas com o tag promocional".Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

14- Camisaria Colombo (Estrada Municipal São João de Meriti, 111, loja 331/332 – São João de Meriti): Ausência de preços em alguns produtos expostos. Solicitada a adequação imediata.

15- Decathlon (Avenida das Américas, 2000 loja 10 – Barra): Recolhidas as folhas do Livro de Reclamações. Ausência de preços visíveis em alguns produtos expostos. Solicitada a adequação imediata.Havia produto com o tamanho da fonte do número de parcelas inferior ao valor da parcela. Solicitada a adequação imediata.

16- Apple (Avenida das Américas, 3900, loja 217 – barra): Recolhida uma folha do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil