Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual lança aplicativo de atendimento para turistas

13.08.2019 - 17:15
Cássio,_Elisa_e_Rogérioedt_1565727336.62.jpg

O aplicativo para fazer reclamações do Procon Estadual do Rio de Janeiro, lançado em março deste ano, tem uma novidade. A partir deste mês (agosto) o “Procon RJ” está disponível em várias línguas – além do português, o app pode ser lido em inglês, espanhol e francês. Este é o primeiro grande projeto posto em prática do ProconTur, o grupo de trabalho do Procon Estadual especializado no atendimento ao turista e grandes eventos. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente no Google Play para quem possui smartphones que rodam o sistema Android. Ele estará disponível na App Store a partir da próxima semana (12/08), também sem custo, para os smartphones que usam o sistema iOS.

Desde o seu lançamento, em março deste ano, o app “Procon RJ” já recebeu mais de 2,5 mil reclamações e tem uma taxa de acordos bem-sucedidos entre consumidor e fornecedor de 79%. A nova versão do aplicativo conta com as mesmas funcionalidades e a mesma simplicidade em todas as opções de línguas. Como ocorreu com a versão original, a nova versão foi desenvolvida sem custo para a autarquia por Rogério Cupti - ouvidor do Procon-RJ, além de advogado e desenvolvedor de sistemas. Com ele, o consumidor consegue registrar suas reclamações online e eles têm a opção de envio de fotos e vídeos que podem dar mais sustentação as queixas apresentadas. Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, a nova versão do aplicativo amplia, de forma eficaz, os canais de atendimento da autarquia ao turista. “A principal proposta do ProconTur é oferecer canais de atendimento voltados ao turista e aos frequentadores de grandes eventos no Rio, para que suas reclamações sejam atendidas o mais rápido possível - seja enquanto eles estiverem no Rio ou enquanto o grande evento que vieram assistir esteja acontecendo”, explicou.

Lançado no mês passado, o ProconTur já atuou estabelecendo um plantão de atendimento em dois espetáculos de grande porte no Rio – Game XP e os shows da turnê de 30 anos de Sandy Júnior. A equipe, que conta com funcionários bilíngues, atendeu e procurou solucionar todas as demandas que surgiam pelos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289, e pelo e-mailprocontur@procon.rj.gov.br.

Os turistas poderão ser atendidos em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano. Além de elaborar projetos especiais do Procon-RJ voltados para o turista e atender diretamente as reclamações dos visitantes do estado e daqueles que frequentarem os grandes eventos no Rio, o ProconTur também orienta previamente os organizadores e empresas participantes destes grandes eventos, para que atendam aos consumidores de forma eficaz e sem irregularidades.

O lançamento do ProconTur não foi a única ação realizada em julho pelo Procon Estadual para facilitar a estadia dos turistas no Rio. A autarquia assinou termos de cooperação com o sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) e com o Hotéis Rio. Eles agora fazem parte do Projeto Expressinho, no setor de conciliação na sede do Procon-RJ (Av. Rio Branco, 25, 5° Andar - Centro - Rio de Janeiro). Hotéis Rio atende as segundas, de 13 às 17h, e o SindRio às quartas, de 10 as 14h30. O projeto é uma área que reúne diversos representantes de empresas e organizações para procurar resolver, no momento da reclamação, as queixas a elas associadas. O SindRio representa mais de 11 mil estabelecimentos de gastronomia e o Hotéis Rio tem 150 hotéis a ele associados. Isso torna ainda mais ágil o atendimento de reclamações a estes segmentos na sede do Procon Estadual.

Rock In Rio

O grupo de trabalho do Procon-RJ já está em contato com os organizadores do próximo grande evento da cidade - o Rock In Rio – participando de diversas reuniões com eles, orientando-os sobre todas as normas que precisam seguir em relação aos direitos do consumidor e assim, não ter nenhuma irregularidade. Além de dispor de dois telefones, do e-mail e da nova versão do aplicativo da autarquia, neste evento os agentes do Procon-RJ deverão estar presentes e, durante todos os dias do festival, irão orientar e atender os espectadores. “Como um evento do porte do Rock In Rio é muito maior em comparação aos que o ProconTur já atuou, vamos ampliar ainda mais nosso campo de ação. Devemos distribuir panfletos educativos e exemplares do nosso Código de Defesa do Consumidor em espanhol e inglês, além de orientar o turista como baixar e utilizar nosso aplicativo”, explicou Cássio Coelho. “Com a proposta do atual governo do estado de fomentar o turismo em nosso estado e tornando-se um facilitador de realização de grandes eventos aqui, queremos com o ProconTur que o turista se sinta mais acolhido, que seja bem atendido em suas necessidades, levando para casa uma boa impressão do Rio de Janeiro”, concluiu Cássio.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil