Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: FIAT, modelos Uno, Novo Palio, Grand Siena, Doblò e Doblò Cargo

19.08.2019 - 13:02

PROCESSO Nº08000.029114/2019-61

A FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA, abriu Campanha de Chamamento dos veículos, modelos Uno, Novo Palio, Grand Siena, ano modelo 2013 e 2014, todas as versões, e os veículos s Doblò e Doblò Cargo, ano modelo 2013, todas as versões, produzidos nas plantas de Betim/MG no Brasil e Córdoba na Argentina, no período compreendido entre os dias 02 de janeiro de 2013 a 24 de maio de 2013, comercializados exclusivamente no Brasil, em razão da possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos, sendo que, em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos, com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.

O presente feito trata de Campanha de Recall promovida pela FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA.,com o objetivo de convocar os consumidores para análise, verificação e, se necessária, a substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista e/ou do passageiro.

De acordo com as informações prestadas pela FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA., a Campanha de Chamamento, com início em 15 de julho de 2019,abrange 138.116 (cento e trinta e oito mil e cento e dezesseis) veículos.

Em relação ao defeito que envolve os veículos, a empresa informou que "foi detectado a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevados de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos.".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarouqueas "em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.".

Conforme já indicado, é importante salientar que tal medida possui caráter preventivo e ainda será necessário confirmar, mediante testes a serem realizados com os componentes substituídos por esta campanha, se tais airbags poderiam apresentar tal falha após determinado período de vida útil, considerando a exposição prolongada aos fatores climáticos extremos (elevada umidade e temperatura)."

Informou, outrossim, que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacionados ao defeito em tela em território brasileiro.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil