Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa interdita tanque de gasolina em posto de combustíveis em Campo Grande

09.09.2019 - 09:51
20190906_091543EDT_1568033482.63.jpg

Nesta sexta-feira (06/09) os fiscais do Procon Estadual realizaram mais uma ação conjunta com a equipe da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, e com a Secretaria de Estado de Fazenda. Os agentes vistoriaram três postos de combustíveis em Campo Grande, na ZonaOestedo Rio. Apenas um deles apresentou irregularidades e foi autuado por não passar no teste do galão de 20 litros, que também é conhecido como teste da “bomba baixa”.

O resultado do teste do galão de 20 litros (bomba baixa) do Posto Capoeira (Estrada das Capoeiras, 299) foi de200 mlabaixo de 0, ou seja, 140 ml abaixo da tolerância legal de 60 ml. O bico da gasolinacomum foilacrado. Além disso,o teste de proveta foi realizado três vezes. Em todos eles constatou-se que o teor do etanol anidro na gasolina era de 29%, ficando 1% acima das especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Por medida cautelar, em razão de possível prejuízo ao consumidor, foi realizada a interdição do tanque de gasolina comum e os bicos foram lacrados. Os referidos tanques ebicos sópoderão ter seus lacres rompidosmediante comprovação da regularizaçãojunto ao Procon Estadual. Não foi apresentado o laudo de exigência do Corpo de Bombeiros, apenas o certificado de aprovação. Foi verificada a existência de um extintor em cada ilha de combustível e mais um no escritório, todos pressurizados.

No Posto 500 (Estrada Rio-São Paulo, 1849) e no Posto de Gasolina Santana (Estrada das Capoeiras, 605) não foram encontradas irregularidades.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil