Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Ibama atualiza IN sobre pilhas e baterias

05.09.2012 - 16:50


A Instrução Normativa (IN) nº 08/2012, do Ibama, para pilhas e baterias, publicada ontem (04) no Diário Oficial da União, é resultado do aperfeiçoamento relativo ao controle desses produtos.

A partir da publicação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 401/2008, criam-se obrigações específicas para fabricantes nacionais e importadores de alguns tipos de pilhas e baterias, bem como dos produtos que as contenham. Desde então, o Ibama vem implementando o controle conforme as exigências da Resolução, tendo publicado a IN nº 03 em 2010 e, agora, atualizando procedimentos com a IN nº 08 de 2012.

As principais mudanças em relação à IN anterior são ajustes na forma de apresentar o texto com as orientações referentes aos procedimentos junto ao Ibama, bem como a informatização de todo o processo.

Assim, as informações que devem ser prestadas por fabricantes e importadores permanecem as mesmas já consolidadas pela IN anterior, devendo agora serem encaminhadas exclusivamente via internet, por meio do relatório específico de pilhas e baterias disponível no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama.

Com essa medida, pretende-se dinamizar a forma de receber as informações e aprimorar o controle, evitando-se o envio de documentos impressos que geram necessidade de espaço físico para armazenamento, além de consumo desnecessário de papel.

Ao modernizar o sistema de controle via internet, permite-se também maior agilidade na fiscalização da aplicação da Resolução Conama nº 401/2008, visto que os dados enviados ao CTF estarão disponíveis aos servidores do Ibama presentes em todos os estados da federação.

Fonte: IBAMA - http://www.ibama.gov.br
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil