Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Sea-Doo GTX, RXT e Wake PRO

11.09.2019 - 09:30

A Campanha de Chamamento da BRP BRASIL MOTORSPORTS LTDA. convoca os condutores dos veículos modelo Sea-Doo GTX, RXT e Wake PRO equipados com motores 230 e 300, fabricados entre 19 de julho de 2018 e 27 de maio de 2019, em razão da possibilidade da grelha de admissão do veículo poder se desprender durante o uso deste, quando em velocidade acimade 88 km/h, podendo provocar a ejeção dos ocupantes do veículo e, consequentemente, causar ferimentos e/ou danos graves ou fatais ao consumidor e/ou terceiros.

A Campanha de Recall convoca os consumidores para realizar a substituição do parafuso de fixação frontal e contra porca da grelha de admissão dos veículos, afim de sanar as possíveis falhas de fixação do componente. De acordo com as informações prestadas pela empresa, esta ação é necessária uma vez que houve falha na fixação da grelha de admissão, e com o passar do tempo, não é descartada a possibilidade do componentese soltar do veículo.

De acordo com a empresa, a presente Campanha de Chamamento terá início no dia 05 de agosto de 2019 e abrangerá 947 (novecentos e quarenta e sete) veículos do modelo GTX LTD 300, RXT-XRS 300, WAKE PRO 230, produzidos entre os dias 19 de julho de 2018 a 27 de maio de 2019. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que "em velocidades acima de 88 km/h ?a grelha de admissão pode se soltar provocando a ejeção dos ocupantes do veículo, com risco de ferimentos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros"

Quanto à data e ao modo de detecção do defeito, asseverou que em 17 de julho de 2019 " a BRP Canadá comunicou a BRP Brasil sobre a campanha realizada no Canadá, para que esta investigasse se os veículos sujeitos ao Recall no exterior haviam sido importados pela BRP Brasil."

Informou, outrossim, que, "de acordo com o Comunicado de Recall, em 15 de julho de 2019, a BRP Canadá recebeu relatos, sem quaisquer incidentes, de consumidores canadenses sobre possíveis defeitos envolvendo a grelha de admissão presente nos veículos."

A empresa tomou conhecimento em 15 de agosto de 2019, que dos 11 (onze) relatos recebidos pela BRP Canadá, em 2 (dois) relatos constaram incidentes com os condutores e/ou terceiros, conforme:?

1.Acidente ocorrido em 17 de junho de 2019 e 18 de junho de 2019, em Ohio, Estados Unidos. Ocorreram 2 (dois) episódios com o mesmo veículo, quando em velocidade superior a 88 km/h: no primeiro episódio, a grelha de admissão do veículo se desprendeu durante o uso, causando a freada súbita e não intencional do veículo e, consequentemente, a ejeção da condutora Sra. Savannah Wilber do veículo e deslocamento da sua mandíbula. No dia seguinte, ocorreu situação semelhante com outro condutor, no mesmo veículo, que bateu a testa, nariz e boca e teve concussão cerebral.?

2.Acidente ocorrido em 2 de julho de 2019, em Tennessee, Estados Unidos. A grelha de admissão do veículo se desprendeu durante o uso, causando a ejeção do condutor Sr. Ronald Long e da sua filha do veículo, os quais tiveram contusões e dor na perna e no ombro.?"

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil