Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual vistoria Aeroporto Santos Dumont após a reabertura de sua pista principal

24.09.2019 - 10:46
20190213_114757site_1569332771.83.jpg

Fiscais do Procon Estadual - autarquia ligada a Secretaria de Estado de Governo de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Institucionais – estiveram esta segunda-feira (23/09) no Aeroporto Santos Dumont para vistoriar as Companhias Aéreas que lá atuam - Gol, Azul e Latam - e a própria Infraero, responsável pela manutenção do local. O objetivo da ação foi conferir se todas elas estavam preparadas para o retorno dos mais de 200 voos diários do aeroporto após as obras de recapeamento de sua pista principal. As obras se iniciaram em 24/08 e as companhias aéreas foram autorizadas a retomar as ações em sua totalidade no último sábado (21/09). Durante as obras, a maioria dos voos do Santos Dumont foi transferida para o Aeroporto Tom Jobim, no Galeão, Ilha do Governador. Neste período, o ProconTur, grupo de trabalho do Procon Estadual especializado no atendimento ao turista e grandes eventos, esteve de plantão por telefone, aplicativo e e-mail para procurar solucionar os problemas que os consumidores pudessem vir a ter.

A fiscalização constatou que todas voltaram as suas atividades ao nível de antes da obra, com exceção da Gol, que preferiu adiar o seu retorno para esta terça-feira (24/09). Os fiscais do Procon Estadual, porém, constataram que havia um contingente de 20 funcionários da empresa para orientar os consumidores no que fosse necessário. A Gol ainda manteve nessa segunda o seu serviço de ônibus e táxis para o translado de passageiros para o Galeão, no caso de algum deles ir ao Santos Dumont por engano ou falta de informação. E isso, de fato, aconteceu durante a ação de fiscalização: os fiscais encontraram um passageiro que foi ao aeroporto para pegar um voo para Uberlândia, Minas Gerais. Ele disse que não havia sido informado sobre a transferência de seu voo, comprado com antecedência. O passageiro foi atendido pelos funcionários da companhia e ele aceitou ser realocado para outro voo nesta terça-feira no próprio Santos Dumont.

As outras duas companhias aéreas – Azul e Latan – voltaram a atuar normalmente no Santos Dumont desde sábado. Mas elas ainda mantêm serviços para transportar os passageiros entre os aeroportos, caso algum deles ainda se confunda sobre qual local deveria pegar seu voo. A Azul continua com um serviço de translado de ônibus e a Azul oferece voucher para que o passageiro use em táxis para seu deslocamento.

Caso algum passageiro ainda tenha problemas relacionados a essa transferência de saída de voos entre aeroportos devido a obra do Santos Dumont, ele pode entrar em contato com o ProconTur através dos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289, pelo aplicativo “Procon RJ”, que está disponível em várias línguas – além do português, o app pode ser lido em inglês, espanhol e francês -, ou pelo e-mailprocontur@procon.rj.gov.br.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil