Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual orienta frequentadores do Rock In Rio

30.09.2019 - 16:33
IMG-5520_site_1569871968.84.jpg

O Procon Estadual está de plantão para orientar os consumidores que tenham dúvidas ou problemas relacionados ao Rock In Rio. No primeiro final de semana, houve reclamações sobre a fila exclusiva do Rock In Rio Club, sobre o serviço do ônibus "Primeira Classe” e dúvidas a respeito da compra de ingressos em site não oficial. Os agentes do ProconTur - especializado no atendimento aos turistas e grandes eventos - receberam as reclamações e instruíram os consumidores. Uma consumidora foi orientada a respeito da compra de ingressos adquiridos para o evento através de site não parceiro do Rock In Rio.

No primeiro dia do evento, a equipe do Procon Estadual foi abordada por consumidores que adquiriram o Rock In Rio Club. Um dos benefícios do programa é a fila exclusiva, porém o acesso preferencial na entrada do evento estava fechado. Os agentes entraram em contato com os organizadores do festival que prontamente abriram a fila exclusiva. Com a ajuda da autarquia, o problema dos consumidores foi resolvido na hora.

No segundo dia, o tema das reclamações foi o ônibus Primeira Classe. Consumidores reclamaram do atraso do ônibus no primeiro dia do evento e ausência de Wi-Fi e banheiro nos coletivos. Após entrar em contato com os organizadores do evento, os agentes informaram aos consumidores que existem dois tipos diferentes de ônibus: o Primeira Classe, que faz rotas dentro do Rio de Janeiro, e o Primeira Classe BusUp, que tem ponto de partida de fora do estado. A promessa de Wi-Fi e banheiros dentro dos ônibus é apenas para as rotas interestaduais, que não foi o trajeto utilizado pelos consumidores que fizeram as reclamações. Os ônibus que rodam dentro do estado, o Wi-Fi e banheiro estão disponíveis apenas nos lounges de espera. Quanto aos atrasos, os organizadores informaram que, devido às chuvas e alto movimento de veículos por causa do horário, os atrasos ocorreram. Porém, o problema já foi solucionado.

Quando à compra de ingressos através do site não parceiro do Rock In Rio, os agentes orientaram o consumidor a não adquirir os bilhetes, já que o site informado não é um ponto de venda oficial de venda de ingressos. Na semana que antecedeu o evento, já havia chegado reclamações no Procon sobre ingressos adquiridos através de sites não oficiais. Ao entrar em contato com os organizadores do evento, os agentes foram informados que a empresa reclamada não possui autorização para vender ingressos do Rock In Rio. Os parceiros oficiais de venda de ingressos são: Festicket (venda internacional), CVC (pacotes), Ipiranga (ingresso + pontos km de vantagens), Evnts (ingresso + hotel oficial + party experience), Sempre Presente (programa de fidelidade itaú - troca de pontos) e Ingresso.com. Por este motivo, a autarquia orienta que os consumidores não comprem ingressos em sites que não sejam parceiros oficiais do Rock In Rio.

Até o presente momento, não chegaram reclamações sobre o terceiro dia do evento.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil