Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies

08.10.2019 - 10:36

A Campanha de Chamamento do produto Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies da empresa KIMBERLY-CLARK BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA. foi aberta em razão da presença da bactéria Enterobacter gergoviaea qual gera o risco deinfecções em indivíduos com o sistema imunológico comprometido, sendo que, excepcionalmente, existe necessidade de intervenções médicas adicionais para evitar risco de morte.

A KIMBERLY-CLARK BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA. convoca os consumidores para realizar o recolhimento, substituição ou reembolso do valor do produto Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies, lote 219, produzidos somente entre as 6h30 e as 7h30 do dia 7 de agosto de 2019, com data de validade de 24 meses (7 de agosto de 2021).

Ainda de acordo com a empresa, a presente Champanha de Chamamento apresentou data de início de atendimento (12 de setembro de 2019) e abrangerá 1 (um) pacote promocional com 4(quatro) unidades das Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies, tendo em vista que, do total de 120 caixas, a KIMBERLY-CLARK conseguiu bloquear 119 caixas e 5 pacotes promocionais antes da comercialização ao consumidor.

No tocante à data e modo de detecção do defeito, informou que "no final do dia 15.8.2019, a equipe de logística da KIMBERLY-CLARK realizava uma verificação rotineira no Centro de Distribuição e constatou que, em 10.8.2019, 120 caixas do lote 219 foram liberadas para distribuição durante o período de quarentena, ou seja, antes da conclusão dos testes microbiológicos realizados pela KIMBERLY-CLARK no lote 219 das Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies. Em vista disso, no dia 16.8.2019, a KIMBERLY-CLARK comunicou esta D. Coordenação do DPDC de que iniciaria uma investigação a respeito dos fatos, nos termos do artigo 2 da Portaria 618/2019 e enviou e-mails para a ANVISA solicitando a realização de reunião para esclarecimento dos fatos.". Nesta linha: "ao longo da investigação, a KIMBERLY-CLARK verificou que houve uma falha humana operacional na liberação das 120 caixas do lote 219 das Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies. Infelizmente, o funcionário da KIMBERLY-CLARK manualmente fez o scanner incorreto e acabou indevidamente liberando os produtos de outra linha de fabricação. Em vista disso, as 120 caixas do lote 219 foram encaminhadas para distribuição diante do equivocado entendimento de que já haviam sido liberadas do período de quarentena.

Durante a investigação, a KIMBERLY-CLARK fez testes microbiológicos nas amostras das Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies, do lote 219, e estes testes confirmaram a presença de bactéria, o que manteria os produtos devidamente bloqueados ou encaminhados para a esterilização, conforme o procedimento padrão adotado pela KIMBERLY-CLARK.".

Por fim: "a KIMBERLY-CLARK agiu diligentemente e, em 5.9.2019, concluiu sua investigação e realizará a campanha de recall de um único pacote promocional do lote 219, contendo 4 unidades das Toalhas Umedecidas Max Clean Huggies em razão da presença da bactéria Enterobacter gergoviae."

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil