Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual fiscaliza estabelecimentos em São Gonçalo e Niterói

04.11.2019 - 11:11
IMG-20191101-WA0041_imprensa_1572873030.3.jpg

Na quinta-feira (31/10) os fiscais do Procon Estadual, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, vistoriaram três agências bancárias em São Gonçalo e um supermercado em Niterói, a pedido do Ministério Púbico do Estado (MPRJ). Nesta sexta-feira (01/11) eles estiveram no guichê de uma empresa de ônibus na Rodoviária Novo Rio, também a pedido do MPRJ. O objetivo foi verificar se irregularidades constatadas anteriormente nestes estabelecimentos já haviam sido sanadas.

No Itaú da Rua Dr. Alfredo Backer, 273 – São Gonçalo, várias irregularidades ainda não haviam sido corrigidas. O guarda-volumes da agência ainda não dispõe de chave individual, não tem caixa eletrônico especial para atendimento de cadeirantes, não possui dispositivo de privacidade entre os caixas de atendimento presencial e nem entre dois dos caixas eletrônicos disponíveis. Além disso, a autenticação eletrônica dos boletos pagos não é feita no próprio documento e não há cartaz com informações claras e precisas para o consumidor saber a respeito das contas de consumo cujos pagamentos não são aceitos pela agência.

Duas agências do Banco do Brasil localizadas na Rua Dr. Nilo Peçanha, em São Gonçalo, foram vistoriadas pelo Procon. Na agência localizada no n° 85, os fiscais contataram que o tempo de espera na fila dos caixas foi de 27 minutos, continuando superior ao limite previsto em Lei, e a autenticação eletrônica ainda não é realizada no próprio boleto de cobrança, e sim em um documento à parte. A Agência também não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros. Esta mesma irregularidade é a única que permanece na agência do banco localizada no n° 1.013, outro local vistoriado.

O guichê da Viação Kaissara (Rodoviária Novo Rio) e o Supermercado Diamante (Est. Francisco da Cruz Nunes, 1.601 – Itaipú – Niterói) não apresentavam mais irregularidades
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil