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CONSUMIDOR / recall

Recall: KAWASAKI Ninja 400

04.11.2019 - 11:08

A Campanha de Chamamento das motocicletas KAWASAKI MOTORES DO BRASIL LTDA.,modelo Ninja 400, ano/modelo 2019, foi aberta em razão da possibilidade de o rolamento do flange da coroa da roda traseira ter sido instalado sem a aplicação de graxa lubrificante, podendo resultar na quebra do rolamento,causando uma instabilidade na condução e um potencial risco para uma queda ou colisão.

A Campanha de Recall promovida pela KAWASAKI MOTORES DO BRASIL LTDA tem o objetivo de convocar os consumidores para realizar, sem nenhum custo adicional, a substituição do rolamento do flange da coroa da roda traseira.

De acordo com as informações prestadas pela KAWASAKI MOTORES DO BRASIL LTDA., a Campanha de Chamamento, com início em 01de outubrode 2019, abrange 1.060 (mil e sessenta) motocicletas, produzidos entre agosto de 2018 a julho de 2019 e colocados no mercado de consumo.

Em relação ao defeito que envolve as motocicletas, a empresa informou que "foi detectado que em algumas unidades afetadas, o rolamento da coroa daroda traseira foi instalado sem a aplicação de graxa lubrificante. Isso pode resultar na quebra do rolamento, provocar uma instabilidade na condução e criar o potencial para uma queda ou colisão. A detecção do risco foi em 18/09/2019, baseado em relatório de análise enviado pela nossa matriz no Japão (Kawasaki Heavy Industries – KHI), onde ficou constatada a falta do lubrificante no rolamento."

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarouquehá possibilidade de"em razão da referida falha, poderá ocorrerquebra do rolamento da flange da roda traseira, podendo ocorrer uma folga entre o flange da coroa e o centro do cubo da roda, e na pior das hipótesescausar um travamento repentino da roda traseira, que por sua vez pode causar a perda de controle, gerando uma situação de risco de queda ou colisão.?"

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que "A detecção dos riscos ocorreu em 18/09/2019, baseado em relatório de análise enviado pela matriz no Japão (Kawasaki Heavy Industries- KHI), onde ficou contatada a falta do lubrificante no rolamento.".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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