Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall: Motocicletas BMW - modelos K 1600 GTL e K 1600 Bagger

13.11.2019 - 16:39

Campanha de Chamamentodas motocicletas, modelos K 1600 GTL e K 1600 Bagger, fabricadas entre outubro de 2017 a janeirode 2019, em razão da possibilidade de danos no conjunto dos garfos seletores, luvas de engate e engrenagens de transmissão (caixa de transmissão) sendo que, caso este defeito ocorra, a troca das marchas durante a condução não será executada corretamente e, com isso, duas marchas poderão ser engrenadas simultaneamente ocorrendo o travamento da roda traseira, não se descartando a possibilidade de acidentes fatais ou de acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantesterceiros.

A campanha de Recallpromovida pela BMW MANUFACTURING INDÚSTRIA DE MOTOS DA AMAZÔNIA LTDA.?,com o objetivo de convocar os consumidores para agendarem atendimento e conduzirem sua motocicleta à concessionária BMW de sua preferência em razão de risco relacionado à caixa de transmissão.

Nessa oportunidade, a motocicleta ficará retida na concessionária enquanto não disponibilizada a solução técnica definitiva, sendo oferecido meio de locomoção alternativo aos proprietários enquanto as motocicletas ficarem retidas nas concessionárias.

Ainda de acordo com a empresa, a presente Campanha de Chamamento, com início de atendimento no dia 22de outubrode 2019, abrange117(cento e dezessete) motocicletasdos modelos K 1600 GTL e K 1600 Bagger, produzidas entre outubro de 2017 a janeiro de 2019.

Em relação ao defeito que envolve o produto, a empresa informou que"verificou-se que é possível que, em casos isolados, as motocicletas envolvidas possam sofrer danos no conjunto dos garfos seletores, luvas de engate e engrenagens de transmissão, sendo que, caso isso ocorra, a troca de marchas durante a condução não será executada corretamente e, com isso, duas marchas poderão ser engrenadas simultaneamente?".

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, a empresa elucidou que"nos casos de duas marchas serem engrenadas ao mesmo tempo, poderá ocorrer o travamento da roda traseira, não se descartando a possibilidade de acidentes fatais ou de acidentes que resultem em danos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros".

Quanto à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que"a BMW do Brasil recebeu da BMW AG, no último dia 30 de setembro de 2019, informações de que as motocicletas K 1600 GTL e K 1600 Bagger, poderiam apresentar, sob certas circunstâncias, danos no conjunto dos garfos seletores, luvas de engate e engrenagens de transmissão, o que pode fazer com que duas marchas sejam engrenadas simultaneamente, podendo levar a roda traseira ao travamento".

Quanto as providências já adotadas, ressaltou que "cessou a entrega de motocicletas novas e está tomando as providências necessárias para a retenção nas concessionárias das motocicletas envolvidas e para empréstimo temporário de motocicleta aos proprietários em substituição às motocicletas retidas, e, paralelamente, para a obtenção de todas as informações necessárias junto a BMW AG para a realização dos reparos das motocicletas afetadas.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil