Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Procon RJ - Alerta sobre Recall dos produtos Fandangos Presunto

27.11.2019 - 15:22

Campanha de Chamamento dos produtos Fandangos Presunto, pertencentes ao lote LA2658-11:01, com prazos de validade entre 02/12/2019 e 17/02/2020, realizada em razão dos produtos apresentarem uma mínima quantidade de proteína do leite e, embora na sua rotulagem conste a advertência "Alérgicos, pode conter leite", de forma preventiva, procederá ao seu recolhimento por não ter havido a informação "contém leite", já que,caso algum consumidoralérgico às proteínas do leite venha a consumir o produto do recall, poderá haver uma reação alérgica, expondo, assim, a sua saúde à risco.

Trata-se de Campanha de Chamamento promovida pela Pepsico do Brasil Ltda. com o objetivo de convocar os consumidoresa a entrarem em contato com o SAC da empresa, afim de ocorrera troca do produto ou reembolso do valor.

Em relação ao defeito que envolve os alimentos, a Pepsico informou ter detectado que" há uma inconsistência de informações nas rotulagem nos lotes do produto acima citado, sendo o qual o percentual de proteínas do leite constante do produto FANDANGOS PRESUNTO, de fato, existe, embora seja verdadeiramente ínfimo, e inferior a 0,00075% do produto final acabado, o que seria compatível, inclusive, com uma hipotética “contaminação cruzada”. Apurou-se que foi utilizado estoque remanescente de aromatizante que continha quantidade irrisória de proteínas do leite em pó em sua formulação, sendo que sua rotulagem apresenta a advertência: “Alérgicos: Pode conter leite”, o que formalmente não estaria adequado.

No tocante à data e ao modo pelo qual a periculosidade foi detectada, asseverou que, em 4 de novembrode 2019, a Pepsicotomou conhecimento do problema através de uma reclamação apresentada por uma (única) consumidora ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), dando conta da ocorrência de reação alérgica com sua filha menor de idade, após o consumo do produto. Assim sendo, a empresa realizou investigações, e através destas contatou-se que opercentual de proteínas do leite constante do produto FANDANGOS PRESUNTO, de fato, existe, embora seja verdadeiramente ínfimo. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, a empresa declarou que"caso algum consumidor alérgico às proteínas do leite venha a consumir o produto do recall, poderá haver uma reação alérgica, a depender da sensibilidade individual de cada consumidor, expondo, assim, a sua saúde à risco. Este, aliás, foi o relato da consumidora que entrou em contato com o SAC ". Ademais, a referida empresa destaca que o referido produto "não apresenta qualquer irregularidade ou defeito de fabricação; resta, outrossim, perfeitamente apto ao consumo da esmagadora parcela de consumidores que não aqueles – repise-se – acometidos por alergia à proteína do leite, que decidam consumir FANDANGOS PRESUNTO a despeito da advertência “Alérgicos: Pode conter leite”.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil