Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE GOVERNO
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 07:00 às 19:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual vistoria padaria em Pendotiba

28.11.2019 - 10:15
20191127_110400_site_1574946842.68.jpg

A pedido do Ministério Público, o Procon Estadual vistoriou em Niterói a Padaria Central (Est. Gov. Celso Peçanha, 767/ Loja 101 – Pendotiba) para verificar se irregularidades existentes anteriormente haviam sido sanadas. Os antigos problemas não foram resolvidos e novos foram encontrados.

A cozinha do estabelecimento foi interditada.Os fiscais constataram vários problemas de estrutura e de higiene. No interior das geladeiras de estocagem e no estoque seco havia diversos produtos mal armazenados e com forte odor de apodrecimento, além de utensílios enferrujados. As condições de higiene da cozinha eram precárias. Um gato circulava na área de preparo de alimentos, os quais estavam expostos e alguns deles armazenados no chão.

Havia marcas de insetos sobre pães armazenados sem nenhuma proteção e baratas pelo chão. Os fiscais encontraram frango temperado e doce de leite sobre o balcão e dentro da pia, no mesmo local em que se lavam utensílios, ficando expostos a restos de alimentos e sujeira. No local de preparo de alimentos também havia fiação elétrica exposta, sujeira no chão, além de rachaduras e um grande buraco no teto, expondo o ambiente a céu aberto e ao acúmulo de água de chuva.

Os fiscais também identificaram produtos com problemas relacionados a sua validade. Foram encontrados sem a especificação da data de vencimento 10kg de polvilho azedo, 3kg e 600g de frango temperado fora da refrigeração, 3kg e 600g de farinha de rosca e 1kg de fermento. Entre os produtos manipulados sem as datas em que foram manuseados e da nova validade, estavam 10kg de mortadela, 2kg e 400g de apresuntado, 1kg e 800g de muçarela e 1kg de mortadela defumada. Com o prazo vencido havia 2kg e 500g de linguiça defumada. Todos estes alimentos foram descartados.

Devido às irregularidades encontradas, os fiscais do Procon Estadual, autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, interditaram a cozinha até que todos os problemas estruturais e de higiene sejam sanados. Um reforço na dedetização do local também deverá ser realizado e comprovado na Autarquia.

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil