Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Aumento de reclamações nos canais online do Procon-RJ chegou a 400%

27.03.2020 - 19:15
atendimento_procon_rj_site_1585347311.53.jpg

Desde que surgiram as notícias que o coronavírus atingiu o país em 27/02, o Procon RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, recebeu um aumento expressivo no número de demandas se comparadas ao mesmo período de 2019. A pandemia de COVID-19 tem direta relação com o aumento, uma vez que as denúncias sobre preços abusivos e questões relacionadas com viagens encabeçam a lista das solicitações.

A equipe do Procon RJ continua seguindo as recomendações do Governo do Estado, utilizando a tecnologia para manter suas atividades de forma virtual e equipes de fiscalização especialmente equipadas e treinadas para averiguar aos locais denunciados. Com o sitewww.procononline.rj.gov.bre o aplicativo Procon-RJ recebendo as demandas, os analistas continuam tratando as reclamações e dando continuidade aos trabalhos de negociação de conflitos e fiscalização.

Um dos indicativos de que o aumento de 118% no atendimento tem a ver com este momento, são as mais de mil solicitações de cancelamento ou suspensão de serviços como passagens aéreas, hospedagem, cruzeiros e pacotes turísticos. A Europa continua sendo o destino com mais cancelamentos, seguida pelos Estados Unidos, que também vêm aparecendo com frequência nas solicitações.

“Estamos atentos para o aumento das demandas neste período e o grupo de trabalho que criamos para lidar com esta crise está buscando resolver os conflitos, sempre com base nas diretrizes legais que vêm sendo atualizadas na medida em que a pandemia avança. Chegar a um bom termo nas negociações é nossa meta para que as relações de consumo se mantenham equilibradas e evitemos maiores impactos negativos na economia”, declara o presidente do Procon  Cássio Coelho.

As denúncias sobre aumentos abusivos de preços também dispararam nos últimos dias, chegando a mais de 400, sendo o álcool gel o produto que mais gerou denúncias (304). Mas não é só o álcool que aparece nos relatos dos denunciantes: máscaras, luvas, medicamentos, vacinas e itens da cesta básica também são alvo do olhar atento dos consumidores que denunciam. Com a formalização das denúncias, a equipe de fiscalização inicia a apuração para constatar a abusividade e poder autuar os estabelecimentos. Somente no período de 06/03 à 26/03), 532 denúncias foram recebidas, sendo 407 relacionadas com a COVID-19. As ações de fiscalização aconteceram em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, de Niterói, de São Gonçalo, da Costa Verde, da Região Norte, da Região Serrana e também interior do estado, totalizando 192 estabelecimentos averiguados.

Já outra demanda crescente é a de reclamações sobre os contratos com instituições de ensino e com prestadores de serviços de festas e eventos. Ontem o Procon-RJ lançou a cartilha “COVID-19 - Como fica o direto do consumidor nos contratos de instituições de ensino – que pode ser acessada no site da autarquia. O material traduz, de forma clara e objetiva, a normativa vigente, orientando os responsáveis no momento de negociar com as escolas, creches, universidades e outros prestadores de serviços educacionais.

Os consumidores que desejarem fazer denúncias ou reclamações podem fazer isso sem sair de casa. Basta baixar gratuitamente o aplicativo Procon-RJ, onde é possível inclusive enviar fotos ou através do site http://www.procononline.rj.gov.br.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil