Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon RJ recolhe álcool em gel de indústria e distribuidores após testes de qualidade.

08.05.2020 - 14:29
IMG_7734_site_1588962789.5.jpg

Desde o início da pandemia de COVID 19, o Procon-RJ, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, vem recebendo e apurando denúncias sobre a qualidade do álcool em gel comercializado em alguns estabelecimentos e já havia recolhido amostras de produtos com problemas nos rótulos e denúncias sobre o conteúdo para realização de testes. Os consumidores denunciaram que os produtos comprados estavam com a consistência e cheiro diferentes do normal e o rótulo faltavam informações. Os resultados da testagem das marcas Biobelly, Bio Hand e Assepticin Gel efetuados pelo laboratório da Fiocruz demonstraram inadequação dos produtos às normas sanitárias vigentes. Hoje os fiscais retornaram aos locais que comercializavam estes produtos e fiscalizaram uma indústria, duas farmácias e duas distribuidoras desses produtos nas Zonas Norte, Sul e Oeste da cidade do Rio de Janeiro e 2.141 frascos de produtos foram recolhidos.

Na farmácia Drogarias Mundial de Jacarepaguá foi encontrado o álcool em gel Bio Hand à venda. Por medida cautelar, 1750 embalagens desse produto foram recolhidas das prateleiras e sua comercialização suspensa, pois há problema na rotulagem e o laudo da Fiocruz indica que o teor de álcool de determinado lote não possui 70inpm, como indicado na embalagem. Na Loja da Enfermaria foram recolhidos 105 frascos do Assepticin Gel 70%, fabricados pela Cinord Sudeste Química Ltda, produto que, em determinado lote, apresentou teor de álcool etílico abaixo do limite mínimo permitido nos testes do INCQS e que continha diversas irregularidades no rótulo, apontados pela FIOCRUZ.

A fiscalização apurou que o responsável da Drogaria Brilhante retirou de venda e de estoque o produto com problemas: o álcool em gel Biobelly. Neste produto o rótulo indicava que possuia 70inpm, quando o laudo da FIOCRUZ informou que o grau era menor que 63inpm, apresentando vício de qualidade. Esse produto também não tem autorização da Anvisa e ainda é informado no rótulo que é natural, mas segundo o laudo, na verdade contém produtos sintéticos. Além disso, não apresentava a informação da composição correta, pois não era mencionado o espessante na embalagem.

Já a Casa do médico de Copacabana vendia o álcool Bio Hand, insatisfatório conforme laudo da FIOCRUZ, e, por medida cautelar, todos os 286 frascos do produto que estavam nas prateleiras foram recolhidos das mesmas, suspendendo a comercialização e colhendo-se novas amostras daqueles lotes para análise.Foi constatado na Indústria de Cosméticos Carvalho S/A, terceirizada da Bion Industria Cosmética (Bio Hand) para fabricar o álcool em gel, que não havia produção de álcool de nenhuma marca no momento da fiscalização. No entanto, por medida cautelar, justificada pelas irregularidades apontadas nos laudos, a fábrica foi autuada e proibida de fabricar e comercializar esse álcool até que seja comprovada a realização das adequações às normas técnicas vigentes.

Importante esclarecer que a empresa Bion apresentou laudo técnico de 15/04/2020, feito por empresa particular, assinado por um químico, de avaliação reducional de população microbiana em conformidade, que já consta em sede processual. O laudo da FIOCRUZ foi realizado em 05/05/2020 em lote diferente do realizado no laudo apresentado pela empresa.O Departamento Jurídico da Autarquia recomenda o recall dos lotes dos produtos analisados pelo INQS da FIOCRUZ e assim também o fará caso os outros lotes recolhidos para análise também apresentem resultados insatisfatórios.

Produtos testados que apresentaram irregularidades no rótulo e na composição:

1. Biobelly

2. Bio hand

3. Assepticin Gel

Outras marcas denunciadas ainda estão em análise.

 

Locais Fiscalizados:

1. Drogaria Brilhante – Avenidas das Américas, 15.000 – Recreio – Rio de Janeiro

2. Loja da Enfermaria – Rua Conde de Bomfim, 44 – loja 106 – Tijuca – Rio de janeiro

3. Casa do Médico – Av. Nossa Senhora de Copacabana, 504, Loja I – Copacabana – Rio de Janeiro

4. Drogarias Mundial - Av. Geramário Dantas, 308 Jacarepaguá – Rio de Janeiro

5. Indústria de Cosméticos Carvalho S/A – Avenidas dos Italianos, 196 – Rocha Miranda – Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil