Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon RJ faz ação de orientação sobre medidas de proteção em Shoppings Centers da cidade

23.06.2020 - 15:08
WhatsApp_Image_2020-06-20_at_9.02_.40_PM__1592935720.28.jpeg

Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado para a prevenção da pandemia da Covid-19, o Procon-RJ fez uma operação em seis Shoppings Centers, localizados nas Regiões Norte, Sul e Oeste da cidade do Rio. Quase a totalidade dos locais vistoriados apresentavam boas condições de funcionamento e implementavam medidas para a contenção da pandemia. Somente no West Shopping os fiscais solicitaram que fossem feitos alguns ajustes.

Os fiscais solicitaram aos administradores do West Shopping a sinalização do distanciamento necessário na área de embarque dos elevadores que não estava sendo feita no momento da fiscalização. A sinalização de espaçamento no chão da entrada do shopping, na entrada das lojas e nas escadas rolantes, bem como a indicação da capacidade reduzida nos elevadores estava sendo respeitada nesse e nos demais shoppings.

Todos os estabelecimentos visitados disponibilizaram álcool gel na entrada, tinham controle de fluxo de clientes, faziam aferição de temperatura e colocaram cartazes na entrada das lojas informando a capacidade de cada uma delas, bem como avisos e orientações sobre as medidas de prevenção adotadas. As praças de alimentação funcionavam apenas para o sistema de delivery ou take away, estando as cadeiras e mesas interditadas. Os estacionamentos tiveram suas capacidades reduzidas em 1/3 e alguns shoppings, como o Rio Sul e o Botafogo Praia Shopping disponibilizaram um andar inteiro para o sistema de drive thru.

Uma das medidas que chamou a atenção positivamente foi a iniciativa do Shopping Rio Sul que além de incrementar a rotina de limpeza periódica do chão e das escadas rolantes, informou que testa quinzenalmente seus colaboradores para detectar o COVID-19.

Para a realização desta operação de orientação, a fiscalização levou em conta que os estabelecimentos devem observar os Decretos Estadual 47.112/2020 e Municipal 47488/2020 que indicam os moldes nos quais o funcionamento é permitido. Havendo qualquer incompatibilidade entre os Decretos, o estabelecimento deve respeitar aquele que for mais protetivo à saúde do consumidor. Tendo em conta que o Código de Defesa do Consumidor reconhece como direito básico a proteção à vida, a saúde e a segurança, cabe ao Procon RJ fiscalizar e orientar os estabelecimentos para a manutenção deste direito

Locais Vistoriados:

1. Barra Shopping – Avenidas das Américas, 7.666 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

2. Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400 – Botafogo, Rio de Janeiro

3. Norte shopping – Avenida Dom Helder Câmara, 5.474 – Pilares, Rio de Janeiro

4. Shopping Rio Sul – Avenida Lauro Sodré, 445 - Botafogo, Rio de Janeiro

5. West Shopping – Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande, Rio de Janeiro

6. Shopping Tijuca – Avenida Maracanã, 987 – Tijuca, Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil