Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ fiscaliza qualidade e rotulagem de álcool gel em fábricas do Rio e Baixada

29.06.2020 - 11:47
20200625_101613_site_1593441997.13.jpg

A segunda fase da operação de fiscalização do Procon-RJ sobre a qualidade do álcool em gel foi realizada nesta sexta-feira (26/06) em cinco fábricas em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e nos bairros de Curicica e Irajá no Rio. Na primeira fase já foram apreendidos centenas de produtos cujos laudos do INCQS - FIOCRUZ deram insatisfatório.Na operação de hoje o objetivo foi averiguar denúncias sobre requisitos de qualidade na fabricação e regularidade na comercialização dos produtos, além disso, verificar as providências tomadas em função de autuações anteriores. Desde o início da pandemia de COVID 19, o Procon-RJ vem recebendo e apurando denúncias sobre a qualidade do álcool em gel comercializado em alguns estabelecimentos e já havia recolhido amostras para realização de testes pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, - laboratório da FIOCRUZ. As Fábricas Suissa e Proscience foram autuadas e junto com elas a Nova Radar, terão que fazer recall de produtos.

A Fábrica Suissa, autuada na ocasião, teve produtos recolhidos em 24 de abril e o retorno da equipe de fiscalização foi necessário após o laudo técnico do INCQS atestar como insatisfatório o rótulo e a concentração alcoólica dos produtos do lote 00087T. Esses resultados levaram à determinação de recall dos produtos com os problemas indicados. O fabricante informou que a fabricação do gel higienizante foi cessada em maio e deverá enviar para a autarquia em 72 horas a comprovação da nova rotulagem com os problemas resolvidos. Mais amostras de produtos foram recolhidas para nova testagem de teor etílico.

A outra fábrica que teve nova fiscalização após problemas no rótulo foi a Nova Radar, já autuada anteriormente pelo Procon RJ por problemas no rótulo do Gel Higienizante para Mãos, porém esse mesmo laudo atestou que a concentração alcoólica do produto estava correta, mas o fabricante, que afirmou ter parado a produção do gel higienizante, terá que enviar ao Procon-RJ numeração de possíveis lotes com o mesmo problema e iniciar recall destes lotes concomitantemente. No momento da fiscalização os produtos em fabricação não apresentaram problemas.

O  que levou a fiscalização à Fábrica Musa, em Curicica, foi o Bacterian Gel Higienizante Antisséptico para as mãos. No local não foram encontradas irregularidades e algumas amostras do produto foram recolhidas para envio ao laboratório. Na Proscience em Caxias, os fiscais foram informados que o álcool em gel antisséptico Bonita por Natureza não estava mais sendo fabricado desde o início do mês de junho. Entretanto, como não constava o nome do responsável técnico nos rótulos dos produtos a fábrica foi autuada e o recall dos produtos do lote 7165IP deverá ser realizado. As informações sobre demais lotes que não cumprem essa exigência deverão ser enviadas em 72 horas ao Procon-RJ, além da realização de recall também desses produtos.

O Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, determinou a continuidade das operações e a verificação de denúncias para garantir a segurança e a saúde dos consumidores fluminenses que compram álcool em gel. “Desde que começamos as operações de fiscalização nas fábricas e distribuidoras, e autuamos aquelas que não cumpriam os requisitos de fabricação, o número de denúncias e reclamações sobre a qualidade destes produtos reduziram bastante é isso não significa que nossas ações vão terminar: permaneceremos atentos para garantir a qualidade dos produtos nesse momento de pandemia.

Locais Vistoriados:

1. Fábrica Nova Radar – Rua Padre Aloisio Rucha, 16 – Comendador Soares – Nova Iguaçu

2. Fábrica Suissa – Rua Joaquim Gonçalves, 52 - Califórnia – Nova Iguaçu

3. Proscience – Rodovia Washington Luiz, 15.718 – Duque de Caxias

4. Idralesi – Rua Inobi, 89 – Irajá – Rio de Janeiro (Residência – empresa inativa)

5. Musa - Rua Pedra Dourada, 110, Curicica – Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil