Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon faz operação de orientação e fiscalização de prevenção o covid-19 em bares e restaurantes

24.07.2020 - 09:50
20200721_124145_site_1595595013.52.jpg

O Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realizou operação de orientação em bares e restaurante das Zona Sul e Oeste na cidade do Rio de Janeiro. Os dez estabelecimentos fiscalizados cumpriam quase que totalmente as normas de prevenção à pandemia do COVID-19, sendo necessários apenas pequenos ajustes em cinco deles.

Seguindo os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado e as “regras de ouro” do artigo 16 do decreto municipal 47.488/20, decretos 47282/20 e 47604/20 da Prefeitura do Rio de Janeiro e eventuais regras específicas previstas no anexo da Resolução SMS 4424/20, a equipe de fiscalização verificou sua aplicação e orientou dez restaurantes do Leblon e da Barra da Tijuca sobre as medidas obrigatórias na reabertura ao público.

As principais medidas averiguadas foram uso de EPIs pelos funcionários e de máscaras pelos clientes; disponibilização de álcool em gel para os clientes e a limpeza das superfícies em intervalos regulares; redução da capacidade em pelo menos 50% com o distanciamento entre as mesas; manutenção dos espaços arejados e priorização do uso de espaços abertos; uso de cardápio por QR code ou higienização permanente dos cardápios físicos e disponibilização de sabonete, água e toalhas descartáveis para higienização das mãos.

Nos restaurantes Dom Hélio, Celeiro, Nola e Stadium foi necessária a reorganização ou retirada de mesas e cadeiras para que o distanciamento adequado fosse mantido, a correção solicitada pelos fiscais foi imediatamente cumprida. No Rio Brasa não havia demarcação de distanciamento na fila do buffet, o que também foi corrigido. Nos demais restaurantes não foram identificadas irregularidades.

As ações de orientação sobre as medidas de proteção à disseminação da Covid-19 realizadas pelo Procon-RJ têm a preocupação de verificar o conhecimento dos requisitos e protocolos legais por parte dos fornecedores, permitindo sua melhor compreensão e efetiva aplicação. Mas é muito importante também que os consumidores fiquem atentos e façam sua parte, utilizando máscaras, álcool gel e lavando as mãos com frequência. Desde o início da progressiva retomada as atividades econômicas esta é a quinta operação de orientação da autarquia. Nas ações anteriores, shoppings centers, salões de beleza e barbearias, comércio de rua e academias de ginástica receberam as equipes de fiscalização.

Locais Visitados:

1. Belmonte - Rua Dias Ferreira, 521 – Leblon – Rio de Janeiro

2. Dom Hélio – Avenida das América, 11.391, loja 123B – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

3. Quadricci – Avenida Dias Ferreira, 233, loja A – Leblon – Rio de Janeiro

4. Celeiro – Avenida Dias Ferrera, 199, Lojas ABC – Leblon, Rio de Janeiro

5. Columbia na Brasa – Avenida do Pepe, 760 – Barra da Tijuca – Rio de janeiro

6. Galeto Leblon – Rua Aristides Espínola, 121 – Leblon – Rio de Janeiro

7. Mocelin – Rua Daut Peres, 92 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

8. Nola – Avenida Dias Ferrera, 247 – Leblon, Rio de Janeiro

9. Rio Brasa – Avenida Ayrton Senna, 2541 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

10. Stadium – Avenida das América, 10.700 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil