Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ descarta mais de 60kg de alimentos sem data de validade e especificações

20.08.2020 - 17:50
20200820_075330edt_1597956651.06.jpg

Fiscais do Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, autuaram três dos quatro supermercados fiscalizados nesta quinta-feira (20/08), em Silva Jardim, cidade da Baixada Litorânea do estado do Rio. A inspeção foi feita após solicitação do Ministério Público. Entre outras infrações, foram encontrados 61kg e 840g de alimentos sem prazo de validade e sem especificação: 23kg no Supermercado Tinoco, 15,440kg no Supermercado Alexandre e 23,4kg no Supermercado Aliança. Todos os produtos foram descartados.

No Supermercado Tinoco, foram encontrados na câmara congelada de carnes 19kg de carré, 2kg de paleta e 2kg de filé mingnon sem data de manuseio e nova data de validade. O estabelecimento não possui ralo sifonado na entrada das câmaras congeladas e refrigeradas, e o piso da câmara do açougue é rugoso.

Na câmara resfriada do açougue do Supermercado Alexandre havia 14kg e 500g de peça de contra filé e 940g de queijo e presunto cortados, todos sem especificação de data de manuseio e nova data de validade. Ainda no mesmo local, o piso e o ralo estavam quebrados, a prateleira enferrujada e havia gotejamento pelo ventilador de refrigeração. E na padaria não havia ralo sifonado como determina a legislação.

Também no Super Aliança, estavam sem especificação 1kg e 400g de vários frios no balcão de laticínios e 22 kg de coxão duro no freezer. Na fila dos caixas não havia demarcação de distanciamento como medida de segurança no combate à covid-19.

Já no Supermercado Dona Fina, onde foi lavrado apenas um auto de constatação, pois não havia balança de precisão à disposição do cliente, o que foi retificado no ato da vistoria.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil