Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Fiscais do Procon-RJ descartam cerca de 110kg de alimentos nos supermercados Guanabara

14.10.2020 - 17:05
procon_fiscaliza_Guanabara_-_site_1602705929.86.jpg

Nesta quarta-feira (14/10), agentes do Procon-RJ fiscalizaram quatro filiais dos Supermercados Guanabara localizadas nos municípios do Rio e São João de Meriti. A ação foi deflagrada para averiguar denúncias de consumidores e solicitação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Os fiscais encontraram alimentos vencidos, mal armazenados, sem data de validade e especificação.

Em todos os estabelecimentos fiscalizados, os fiscais determinaram o descarte de alimentos. Foram eliminados ao todo 107,5kg de produtos. Os agentes encontraram também problemas estruturais, entre eles, falhas que possibilitam a entrada de insetos e roedores. Além disso, presença de moscas no local, sendo determinada a apresentação do certificado e reforço da dedetização.

Por solicitação do MPRJ, os agentes verificaram a existência de cartazes afixados com a informação a respeito do aleitamento materno. Nos quatro supermercados vistoriados, há cartazes com a devida mensagem nas prateleiras onde estão localizados os leites em pó direcionados à alimentação infantil.

Não foi possível realizar comparativo de preços do arroz, óleo e leite, já que não foram apresentadas as notas fiscais de custo e venda. As empresas têm 15 dias para entregar documentos comprobatório à autarquia. A apresentação das notas fiscais irá possibilitar a investigação da cadeia produtiva.

Balanço da operação:

1) Guanabara – Av. Nossa Senhora das Graças, 222, Centro, São João de Meriti Problemas estruturais encontrados, entre eles, falhas que possibilitam a entrada de insetos e roedores. Presença de moscas no local, sendo determinado o reforço da dedetização e apresentação do certificado de dedetização. 8kg de linguiça de lombo suíno armazenado fora das especificações do fabricante, - produto descartado.

2) Guanabara – Av. Santa Cruz, 419, Realengo

Nas prateleiras onde estão localizados os leites em pó direcionados à alimentação infantil, há cartazes afixados com a informação a respeito do aleitamento materno. Problemas estruturais Alimentos descartados sem data de validade e especificação: 66,9 kg de goiabada, 10,4kg de marrom glace = 77,3kg

3) Guanabara – Av. Dom Hélder Câmara, 8403, Piedade

Problemas estruturais encontrados, entre eles, irregularidades que possibilitam a entrada de insetos e roedores. Alimentos descartados: 8,455kg de azeitona temperada já aberta armazenada no chão, com sujeira e pequenos insetos, possibilitando a contaminação.

4) Guanabara – Estrada da Água Branca, 2380,

Problemas estruturais encontrados, entre eles, falhas que possibilitam a entrada de insetos e roedores. Alimentos descartados: 4,18kg de doce de leite sem data de validade e manipulação e 9,57 kg de azeitona vencidas em 24/09/2020
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil