Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ realiza pesquisa de preços dos principais itens da ceia de Natal

18.12.2020 - 11:08
Procon-RJ_realiza_pesquisa_de_preços_dos_principais_itens_da_ceia_de_Natal_1608300498.98.jpg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou levantamento de preços de produtos que compõem a ceia de Natal para ajudar o consumidor a se planejar para as compras das festas de fim de ano. Os servidores do departamento de Estudos e Pesquisas averiguaram diversos produtos, entre eles: azeite, ave fiesta, bacalhau, chester, grão de bico, lentilha, peru, pernil, panetone, farofa pronta, frutas secas e também em caldas. Os preços foram coletados em lojas físicas e online de supermercados do município do Rio de Janeiro.

Nas lojas físicas, os servidores apontaram diferença de até 26,93% no azeite de oliva, 44,19% no chester, 45,56% no pernil e 55,90% na uva passa. Já os itens que tiveram menor variação de preço nestes locais foram o peixe salgado tipo bacalhau saith, que oscilou 3%, e o panettone de frutas, com diferença de 5%.

No e-commerce, a oscilação de preço entre os supermercados foi menor. Aumento de até 17,34% no peru, 1,82% no tender, 5,27% no bacalhau, 2,87% na azeitona verde, 12,96% no pêssego em caldas. Através do comparativo de preço é possível identificar uma variação significativa nos valores dos produtos praticados nos estabelecimentos. Por isso é importante o consumidor pesquisar antes de efetuar as compras.

Além do município do Rio de Janeiro, o comparativo de preços também foi realizado em Campos dos Goytacazes. O Procon-RJ destaca que nem todos os itens foram encontrados em todos os estabelecimentos verificados. Este levantamento é um retrato da ocasião em que foi realizada a pesquisa e não há a garantia de que o consumidor irá encontrar os mesmos preços no momento em que o consumidor for realizar a sua compra.

As listas com todos os itens pesquisados podem ser encontradas no link:https://bit.ly/pesquisa-ceia-de-natal
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil