Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ e Faetec lançam o projeto Educação para o Consumo

27.11.2012 - 15:50
10_1354107756.72.JPG

Nesta sexta-feira (23/11), foi ministrada aula inaugural do projeto “Educação para o Consumo Sustentável” paraos launos da rede de ensino FAETEC. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O objetivo é apresentar à comunidade escolar propostas para construção de novos rumos para o desenvolvimento sustentável, por meio de ações de produção e consumo sustentáveis.

O Encontro contou com a participação do presidente do Procon-RJ, José Bonifácio, do diretor jurídico do mesmo órgão, Dr. Carlos Edison Monteiro e do advogado e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Morishita, além do presidente da Faetec, Elder Lugon e da vice-presidente educacional Maria Cristina Barbosa.

O papel do consumidor-cidadão e do consumo na nova sociedade brasileira foram os assuntos discutidos durante a aula. O Projeto, que tem previsão para entrar em vigor no ano que vem, levará conhecimentos sobre o consumo sustentável para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual República, em Quintino.

O professor e mestre em direito do Consumidor da FGV, Ricardo Morishita, falou sobre a importância da educação como instrumento de transformação nas relações de consumo para chegarmos a uma sociedade sustentável:

- Nesses últimos anos tivemos a inclusão de 30 milhões de novos consumidores e é fundamental que esses consumidores estejam preparado estrategicamente para o novo momento que o Brasil está vivendo. Nós sabemos que quanto mais informação, maior será o conhecimento e a capacidade de proteção de cada consumidor. Por isso, é fundamental começarmos esse processo educacional sobre as questões acerca do consumo ainda na infância e adolescência.

O presidente do Procon-RJ, José Bonifácio Novellino, ressaltou com entusiasmo essa parceria pioneira entre a Autarquia de defesa e Proteção do Consumidor (Procon-RJ) e a rede Faetec: 

- Temos que destacar a receptividade que a Faetec teve em acolher essa possibilidade de um trabalho junto com o Procon-RJ na educação dos jovens para o consumo. Essa é a iniciativa pioneira entre uma instituição importantíssima de ensino do Governo do Estado, que possui unidade em quase todos os municípios do Rio, e um órgão de defesa do Consumidor. Começamos hoje um projeto piloto com a Faetec para preparar a nossa juventude para esse mundo do consumo sobre os direitos e deveres e para isso precisamos de educação que passa pela educação.

O diretor jurídico do Procon Dr.Carlos Edison Monteiro chamou atenção para a função socioambiental das relações de consumo:

– A consciência da necessidade de preservação do planeta, a finitude dos recursos naturais e a busca por fontes renováveis, são ditames dos valores ambientais e da dignidade humana. Sair do campo das discussões e partir para o trabalho efetivo junto ao consumidor é a nossa meta.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil