Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua restaurante funcionando como boate e descarta mais de 10kg de alimentos impróprios p

09.09.2021 - 17:28
Procon_autua_Barthodomeu_1631219315.5484.jpg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (08/09), fiscalização no bar Barthodomeu, situado na Rua Maria Quitéria, para apurar denúncias de consumidores quanto ao desrespeito às normas de combate à covid 19. As queixas relataram aglomeração gerada na realização de eventos no local, além de barulho excessivo provocado durante as apresentações.

Os agentes constataram que havia no estabelecimento alimentos vencidos e também sem especificação quanto à data de validade e de manipulação, que foram descartados. Apesar de realizar shows, o local não possui isolamento acústico adequado, causando, inclusive, incômodo à vizinhança. O bar foi autuado.

Os fiscais encontraram 7,8 litros de cerveja vencida, dentre elas havia garrafa de 600 ml com validade expirada desde abril. Picanha, contrafilé, gurjão de peixe, linguiça calabresa, carpaccio e molhos foram os produtos identificados pelos fiscais sem especificação, pois não possuíam data de manipulação e validade (10,5 kg).

Apesar de possuir alvará da prefeitura autorizando apresentações ao vivo, sem que houvesse incômodo e prejuízo para a vizinhança e a propagação de sons e ruídos para o exterior, onde a norma não é respeitada. Não há no estabelecimento um espaço fechado com tratamento acústico, sendo assim, as apresentações musicais se propagam para o exterior, causando barulho na vizinhança. Os fiscais constataram ainda que não há espaçamentos entre as mesas, desrespeito às normas para evitar a propagação do coronavírus.

Os agentes orientaram que não sejam realizados shows que propaguem ruído para o exterior. A prefeitura do Rio e demais Órgão competentes serão oficiados para tomada das providências cabíveis.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil