Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ esclarece as dúvidas dos consumidores que compraram ingressos para o desfile

24.01.2022 - 12:21
MARCELO-FONSECA-ESTADÃO-CONTEÚDO-1024x684_1643037704.5306.jpg

Com o anúncio do adiamento do desfile das escolas de samba, os consumidores que adquiriram os bilhetes para assistir o evento na Sapucaí foram pegos de surpresa. O Procon Estadual do Rio de Janeiro explica que como o evento não será mais realizado na data prevista anteriormente, cabe ao consumidor escolher entre utilizar o ingresso para assistir ao desfile que acontecerá na nova data, ou receber o reembolso integral do valor pago, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

“Já temos um canal direto de comunicação com a Liesa para solucionar qualquer problema relacionado à aquisição de ingressos para o desfile das escolas de samba. Esta foi uma iniciativa da própria liga que entrou em contato com o Procon-RJ logo que foi noticiado o adiamento do evento.”, observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Se o organizador do evento fizer o agendamento automático do ingresso para a nova data do desfile, e se a devolução do valor pago for apenas para aqueles que solicitarem, o fornecedor não estará infringindo a legislação. Por isso é importante que o consumidor que quiser o reembolso, entre em contato com o organizador do evento.

Quanto aos pacotes de viagens que possam ter sido adquiridos, o presidente da autarquia pontua que: "No caso da aquisição de pacotes de viagens vinculados à participação no evento adiado, o consumidor também possui o direito à remarcação ou à devolução do valor pago."

O folião que quiser o reembolso do valor pago deve entrar em contato com o fornecedor que vendeu o ingresso. Caso não consiga a devolução, pode abrir reclamação no Procon-RJ através do site www.procononline.rj.gov.br ou pelo aplicativo Procon-RJ.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil