Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ e Sedcon fazem operação em postos de combustíveis na Região dos Lagos

03.02.2022 - 11:42
WhatsApp_Image_2022-02-03_at_11.09_.47__1643899339.1818.jpeg

Nesta terça-feira, 01/02, os fiscais do Procon do Estado do Rio de Janeiro, a pedido da Secretaria de Defesa do Consumidor, vistoriaram sete postos de combustíveis em Araruama e Cabo Frio, municípios da Região dos Lagos do Estado. A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, da Secretaria Estadual de Fazenda, da Agência Nacional de Petróleo e do Comando de Polícia Ambiental. Os fiscais estiveram na região para apurar denúncias de consumidores. Quatro postos apresentaram alguma irregularidade e foram autuados.

Em Cabo Frio, todos os postos fiscalizados foram autuados. Os agentes encontraram produtos vencidos e itens sem informação quanto à validade e especificação no Posto Trevo da Ogiva e no Posto Canal da Lagoa. No posto A.O Lessa, além de produtos vencidos, não eram exibidos preços visíveis ao consumidor e não havia livro de reclamações.

O único posto autuado em Araruama foi um Posto da bandeira Shell, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Novo Horizonte. Lá os fiscais constataram ausência de preços nos produtos expostos à venda, produto vencido, ausência do livro de reclamações e do cartaz especificando os impostos (decreto da transparência). Os outros três postos averiguados no município não apresentaram problema.

Todos os postos fiscalizados foram notificados a apresentar as notas fiscais de compra de combustíveis e as notas de venda dos últimos 12 meses para que seja analisado se há indício de formação de cartel e, caso isso seja constatado, relatório será remetido ao CADE.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil