Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ flagra agências bancárias com fila para atendimento de três horas na Baixada Fluminense

11.02.2022 - 13:49
WhatsApp_Image_2022-02-11_at_13.10_.44__1644598134.8304.jpeg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou fiscalização em agências bancárias nesta segunda-feira (07/02) para verificar denúncias de consumidores sobre o tempo de espera na fila para atendimento. A operação aconteceu a pedido da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, que participou da ação. Os agentes vistoriaram treze bancos localizados nos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Duque de Caxias. Os agentes flagraram filas com cerca de 60 pessoas, dentre eles idosos, para entrar no banco.

Agências do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú foram fiscalizadas. Os fiscais flagraram filas de pelo menos uma hora em cinco bancos vistoriados, chegando a até três horas a espera pelo atendimento. Constataram ainda aglomeração, sem que houvesse funcionário da agência para organizar ou efetuar triagem dos consumidores. Todas as agências fiscalizadas foram autuadas.

Durante a ação, os agentes identificaram pelo menos 30 clientes aguardando atendimento em sete agências. Dentre os que esperavam do lado de fora das agências, havia idosos e pessoas que têm direito ao atendimento preferencial. Em determinados bancos, não havia fila exclusiva para este público.

Os fiscais identificaram ainda agências que não realizam o atendimento em caixa presencial, disponibilizando aos clientes apenas o caixa eletrônico. Em dois bancos, pelo menos 40% deles estavam sem funcionar, sendo que em uma destas agências, havia 40 pessoas aguardando para usá-lo.

Outras irregularidades foram encontradas durante a operação como: ausência de autenticação eletrônica no próprio boleto, falta de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e ausência de atendimento preferencial no caixa presencial.

“Durante a fiscalização pudemos perceber que, na maioria das vezes, há realmente um descaso e desrespeito aos consumidores por parte dos bancos que ainda insistem em descumprir a legislação vigente”, observou Léo Vieira, secretário estadual de defesa do consumidor.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil