Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / recall

Recall KIA MOTORS DO BRASIL LTDA.

14.02.2022 - 10:41

O Procon Estadual do Rio de Janeiro infomar que o fornecedor KIA MOTORS DO BRASIL LTDA. abriu campanha de chamamento para os Veículos da marca KIA, modelo SPORTAGE, ano/modelo 2016 a 2021, produzidos entre 8 de maio de 2015 e 20 de outubro de 2020,chassis de G7000207 a M7898746.

Risco ao consumidor:Verificou-se que, em caso de corrente excessivo no circuito elétrico do sistema ABS (freio anti blocante), sistema ESC (controle eletrônico de estabilidade) e sistema de controle de tração, poderá ocorrer uma demora na ruptura dos fusíveis de proteção. Esta corrente excessiva, sem a devida ruptura dos fusíveis de proteção, podem resultar em danos nos componentes elétricos da caixa de fusíveis do compartimento do motor, ocasionando a inoperância destes sistemas (ABS, ESC e controle de tração). Na hipótese do veículo apresentar a anomalia, a luz de aviso do sistema ABS permanecerá acesa no painel do veículo, informando ao motorista acerca da irregularidade do sistema.

Implicações do risco:Funcionamento do sistema de frenagem, estabilidade e tração de maneira convencional, ou seja, sem assistência eletrônica. Em casos extremos, quando o veículoestiver desligado/estacionado, os circuitos elétricos dos sistemas ABS, ESC e do controle de tração poderão não se desligar e,assim, resultar em eventuais incêndios, com consequentes danos materiais e lesões graves ou até fatais aos ocupantes do veículo.

Nº de produtos afetados:12.768(doze mil setecentas e sessenta e oito) unidades.

Os consumidores devem consultar maiores detalhes nos meios de comunicação oficial da empresa. O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil