Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ interdita duas clínicas de estética em ação de fiscalização com a Decon

08.03.2022 - 21:10
WhatsApp_Image_2022-03-08_at_17.01_.31__1646784505.2731.jpeg

Nesta terça-feira (08/03), o Procon do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou a segunda fase da operação Afrodite em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon) em clínicas de estética localizadas em Nova Iguaçu e Jacarepaguá. Seis estabelecimentos foram alvos da fiscalização, cinco deles foram autuados e dois interditados.

Na Simone Neves Beauty, os agentes encontraram enzimas de emagrecimento sem o registro da ANVISA, que podem afetar a saúde e segurança do consumidor. Além disso, não foi apresentado o documento de responsabilidade técnica da clínica.

Os fiscais identificaram ainda neste estabelecimento mais de 11kg e cerca de 11 litros de produtos vencidos ou sem especificação, como por exemplo: cremes e loções diversas, esfoliantes, gel, sais, redutores corporais, óleos, argilas e protetores solares. Os itens foram apreendidos pela DECON, o local foi interditado e a proprietária e a esteticista foram encaminhadas à delegacia pelos policiais para prestar esclarecimentos.

Marr Centro de Estética foi o outro estabelecimento interditado durante a operação. O local não possui licença do órgão sanitário, nem certificado de responsável técnico, apesar de realizar aplicação de botox e preenchimento.

No Studio Mayara Rodrigues, os agentes também encontraram produtos vencidos ou sem especificação, como máscaras faciais e argilas utilizadas em tratamentos estéticos. O mesmo aconteceu na Estética Center, onde toxina botulínica, ácido hialurônico, cremes óleos essenciais com validade expirada também foram identificados, assim como agulhas de acupuntura, lâminas e outros itens sem especificação.

A ALC Clínica não apresentou alvará de funcionamento vigente e foi autuada. O único estabelecimento que não apresentou irregularidades foi a Aline Lopes Estética.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil