Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Alimentos vencidos em churrascaria

18.01.2013 - 19:18
foto_1359035322.92.JPG

Após receber uma denúncia, os fiscais do órgão flagraram vários alimentos com prazo de validade vencida, alguns com data de 2011, na churrascaria Cruzeiro do Sul, em Botafogo, na tarde desta 6ª feira (18). Após a constatação da denuncia os fiscais vistoriaram todo o estabelecimento que, além da infração grave, ainda mantinha outros alimentos armazenados de maneira inadequada.

O proprietário do restaurante foi encaminhado por policiais da Delegacia do Consumidor (DECON) até a delegacia para prestar esclarecimentos e, mediante pagamento de fiança, foi liberado. O proprietário vai responder por crime contra o consumidor, de acordo com o artigo 7º inciso IX da Lei 8.137/ 90.

A operação para fiscalizar bares e restaurantes da cidade começou no início de janeiro, com autuação de 26 estabelecimentos, e não tem data para acabar.

Além do prazo de validade vencido e a má conservação em câmara frigorífica, em alguns locais os ficais do PROCON-RJ constataram ausência de informação do produto, inclusive a procedência. Eles também autuaram os comerciantes que não colocavam à disposição do cliente o cardápio em braile, o cartaz do PROCON com o telefone para orientação e reclamação 151, como também, o cartaz de segurança alimentar da ALERJ.

As instalações de alguns restaurantes também foram alvo da fiscalização. Os bares e restaurante autuados nessa situação apresentavam goteiras no teto e rachadura nas paredes, colocando em risco a saúde dos consumidores.

A fiscalização tem como objetivo principal garantir o respeito aos direitos dos consumidores, sobretudo no que diz respeito a resguardar a saúde e a segurança dos mesmos. Veja as fotos desta operação no link Imprensa ( Fatos e Fotos) aqui no site.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil