Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

Medicamento fracionado, um Direito do Consumidor

21.01.2013 - 15:09

De pouco conhecimento da população o fracionamento de remédios nada mais é do quea individualização da sua embalagempermitindo que o consumidor compre apenas a quantidadeque o médico prescreveu.Esse direito do consumidor foi instituído pelaResolução RDC nº 80, de 11 de maio de 2006.

Na prática, se efetivada a regra, evita a existência de sobras de produtos,promovendo o uso racional do remédio, diminuindo a possibilidade de intoxicações por automedicação e barateando o tratamento, pois o consumidor paga pelo preço de cada unidade do medicamento.Além disso, há menor impacto ambiental decorrente do descarte de medicamentos.

As embalagensfracionadas, que devem ser especialmente desenvolvidas pelo fabricante e aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para essa finalidade são identificadas pela inscrição “embalagem fracionável".

Os medicamentos nas apresentações de frasco-ampola, ampola, seringa preenchida, flaconete, sachê, envelope, blister e strip tambémpodem ser registrados para dispensação na forma fracionada.

Quando a embalagem for fracionável é vedado o contato do medicamento com o meio externo assim como após o fracionamento da embalagem, a mesma deve contertodas as informações necessárias para que o consumidor identifique o remédio.

Ressalvamos que os medicamentos sujeitos ao controle especial de que trata a Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, e suas atualizações, não podem ser fracionados.

Acrescente-se, ainda, que as apresentações comerciais fracionáveis devem representar o melhor custo-benefício para o consumidor e usuário de medicamentos, conforme a legislação vigente.

Lista de medicamentos com apresentações fracionáveis registrados de 2005 a 31/12/2010
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil