Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Fiscais do Procon-RJ participam de treinamento para combater irregularidades em postos de gnv

24.06.2022 - 18:30
Treinamento_Procon-RJ_com_a_Naturgy_1656106237.7819.jpeg

Os fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro participaram de um workshop fornecido pela Naturgy para aprimorar as operações de fiscalização de irregularidades de combustíveis nesta quinta-feira (23/06). O treinamento faz parte do cumprimento do termo de cooperação que foi assinado entre a autarquia e a concessionária no dia 10 deste mês. A capacitação vai aprimorar as vistorias em postos que comercializam gás natural veicular.

Durante o workshop, a Naturgy realizou uma demonstração prática da operacionalidade do sistema de gás natural, apontando os principais riscos à segurança relacionados a instalações e fornecimento em postos de combustíveis. Os agentes aprenderam sobre toda a linha de abastecimento e como identificar possíveis problemas.

Das denúncias recebidas pelo Procon-RJ sobre postos de combustíveis, 52% são relacionadas ao gás natural veicular. Consumidores reclamam, por exemplo, que ao abastecer pagam por uma quantidade de gás acima do limite do próprio cilindro.

“A capacitação é muito importante para aprimorar o serviço de fiscalização, protegendo à população de riscos a segurança e ajudando a combater as adulterações. As irregularidades praticadas por postos de combustíveis prejudicam não só os motoristas como toda a sociedade. A sonegação de impostos afeta a receita do estado, que poderia ser investido pelo governo em melhorias à população.", afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil