Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ monitora preços de mais de 600 produtos para Black Friday

21.11.2022 - 16:02
IMG-3200rdm_1669057367.5539.jpg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro está realizando um monitoramento de preços dos produtos mais procurados na Black Friday. O objetivo é, além de ajudar os consumidores na comparação de preços , verificar se está havendo a chamada maquiagem de preços, ou seja, elevar os valores cobrados em alguns produtos para, durante o período promocional, retornar aos preços aplicados antes, sem desconto real. Os agentes realizaram o levantamento em oito grandes sites entre os dias 10 de outubro e 16 de novembro e já observaram grandes descontos. Foram pesquisados os valores de 649 itens entre celulares, airfryers, microondas, lavadora, aspirador robô, smart speakers, notebook, geladeira, TV, videogame e fogão. No dia da promoção, o monitoramento será realizado online e haverá fiscalização em lojas físicas.

De acordo com o levantamento dos fiscais, a maioria dos produtos pesquisados no período apresentou alteração no preço, seja para mais ou para menos. Na sexta-feira (25), dia que acontece o evento, um novo levantamento será realizado para apurar os preços praticados para esses mesmos produtos. Além disso, os fiscais estarão nas ruas de municípios da região metropolitana, dos lagos, serrana, baixada e norte fluminense, juntamente com a Delegacia do Consumidor (Decon).

- Entendemos que esse evento é importante para a economia do Estado, pois os lojistas ganham nas grandes quantidades vendidas e o consumidor ganha nas compras com descontos diferenciados. Por isso, estamos desde outubro fazendo monitoramento de preços, divulgando a cartilha "Black Friday Legal" e estaremos nas ruas na última sexta de novembro, para garantirmos a lisura do evento. Observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho. Ele ainda acrescentou que:

- Todo ano realizamos essa pesquisa, não só para monitorar e coibir as práticas abusivas, mas também para ajudar os consumidores a tomarem decisões de compra conscientes e incentivar sempre a pesquisa de preços. Isso evita compras por impulso e, consequentemente, o superendividamento da população.

Os maiores descontos observados, até o momento, foram para celulares na Americanas.com (47%) e na Fast Shop (44%).Para airfryer, no Extra (36%) e Ponto Frio (33%). Os fogões tiveram maior desconto no Shoptime (34%) e as geladeiras na Casa e Vídeo (28%). Já os notebooks, os melhores descontos foram observados na Amazon (28%) e Casas Bahia (27%).

Esses números serão utilizados para verificar se o desconto ofertado é compatível com os preços que estavam sendo praticados anteriormente. No dia da Black, os fiscais também estarão recebendo denúncias pelo WhatsApp 21 98104-5445, tanto de sites quanto de lojas físicas. Nos casos identificados como crimes contra o consumidor, poderão ser iniciados procedimentos criminais, pela Delegacia do Consumidor, sem prejuízo das medidas administrativas do Procon-RJ.

A lista completa de produtos com os preços monitorados até o momento pode ser consultada no link https://bit.ly/Preços_BF_Procon22. Os consumidores também podem seguir as dicas presentes na Cartilha Black Friday Legal pelo link https://bit.ly/BF_PROCON2022.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil