Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Fiscais do Procon-RJ encontram produtos vencidos desde 2020 em clínicas de estética

02.09.2024 - 16:25
02_09_1725305103.6543.jpeg

O Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) interditou, nesta quinta-feira (29/08), mais quatro clínicas de estética, nas Zonas Oeste e Norte do Rio, por estarem atuando de forma irregular.

A terceira fase da “Operação Afrodite” - focada em clínicas de bronzeamento e estéticas - também resultou em sete estabelecimentos autuados, dos 15 fiscalizados.Durante a operação, os fiscais encontraram produtos vencidos desde 2020, além de clínica funcionando sem a documentação exigida pelos órgãos regulatórios, como responsável técnico.

Ainda foram encontradas câmaras de bronzeamento - proibidas pela ANVISA há mais de 15 anos - sendo utilizadas para realização do procedimento na própria clínica, mas também sendo comercializadas.

O presidente do Procon-RJ, Cassio Coelho, explica que a “Operação Afrodite” é extremamente importante para preservar a saúde e a vida do consumidor, conforme está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

- Embora muitos procedimentos sejam considerados seguros, complicações podem ocorrer, incluindo infecções, reações alérgicas, resultados insatisfatórios e até casos de pessoas que vão a óbito, principalmente pela falta de regularização de clínicas e dos profissionais, permitindo que indivíduos não qualificados realizem procedimentos.- explica Coelho.

Quanto às câmaras de bronzeamento, Coelho, diz que muitas vezes o consumidor desconhece a proibição, pois esses estabelecimentos fazem publicidades nas redes sociais para simular uma regularidade e segurança que não existem.-

Segundo especialistas, o benefício estético não compensa o risco à saúde causado ao consumidor, uma vez que a exposição aos raios ultravioleta aumenta as chances de câncer de pele - diz o presidente.

Fiscalizações em clínicas de estética têm sido feitas regularmente pela autarquia, com o intuído de garantir que os estabelecimentos estejam funcionando de acordo com o que é previsto em lei: com os alvarás de funcionamento adequados, profissionais capacitados, em ambientes limpos e com produtos dentro da validade.

Nos últimos 12 meses, mais de 25 clínicas irregulares foram interditadas pelo Procon RJ.O presidente da autarquia esclarece que, apesar dos esforços do Procon, é indispensável que os consumidores pesquisem sobre as clínicas e seus respectivos profissionais antes de realizarem quaisquer procedimentos.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil