Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ e Decon fazem operação em empresas de serviço de bordo

21.02.2013 - 11:52
7_1361458647.85.jpg

O Procon-RJ, em parceria com a Delegacia do Consumidor (Decon), realizou uma grande operação na área de apoio do Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador. Na ação, que aconteceu nesta quarta-feira (20), duas pessoas foram presas.

O objetivo da fiscalização era vistoriar as empresas de serviço de bordo, que fornecem alimentos para as companhias aéreas. Em duas delas, Gate Gourmet e Comissária Rio (ComRio) foram encontradas diversas irregularidades.

"Nós recebemos denúncias de passageiros que se sentiram mal em viagens após consumir alimentos oferecidos no serviço de bordo. Encontramos muitos alimentos vencidos, fora do prazo de validade", afirmou o diretor-presidente do Procon-RJ, Rodrigo Roca.

Na Gate Gourmet, que foi multada em 20 mil UFIRS (Unidade de Referência), havia uma grande quantidade de sachês de pimenta com validade de 2012, além de produtos como nozes e amêndoas, sem especificação, tais como data de manipulação do produto e validade. Já na ComRio, a situação ainda era pior, a empresa foi multada em 100 mil UFIRS por armazenar mais de 200 quilos de alimentos fora do prazo de validade.

Os responsáveis pelas duas empresas foram presos e levados para a Decon, na Gávea, na Zona Sul do Rio. Toda mercadoria imprópria para consumo foi apreendida e será inutilizada.

Os fiscais ainda vistoriaram ainda a empresa LSG Sky Chefs, onde não foram encontradas irregularidades.

"Nessa fiscalização o que me impressionou foi a grande quantidade de alimentos com o prazo de validade vencido, ou seja, alimentos impróprios para o consumo e que provavelmente seriam servidos aos consumidores.", afirmou Marco Antônio da Silva - coordenador da fiscalização.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil