Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Copacabana Palace é autuado pelo Procon

22.02.2013 - 11:37
copa_1361543836.87.jpg

Na tarde desta quinta-feira (21), o Procon-RJ apreendeu cerca de 100 quilos de alimentos vencidos nas três cozinhas do hotel Copacabana Palace, um dos mais luxuosos da cidade, situado na zona sul do Rio. A fiscalização não decorreu de nenhuma denúncia, mas fez parte de uma série de ações iniciada no início de janeiro que já flagrou irregularidades em mais de 130 bares, restaurantes e hotéis cariocas.

Durante a ação, foram encontrados diversos produtos com validade expirada e em processo de decomposição como carnes, peixe, frango, pastas, frutas, pães árabes vencidos em abril de 2012, leite vencido em janeiro de 2013 entre outros. Alguns alimentos estavam estocados e outros eram usados no momento da vistoria.

A maior parte dos itens estava nas embalagens originais e tinha a validade estabelecida pelo fabricante vencida. Parte dos produtos havia sido colocada em recipientes, mas não tinham etiquetas indicando a data limite para uso, como é exigido pela Anvisa.

"Me surpreende após o número grande de operações que realizamos, muitas com grande repercussão, continuarmos encontrando os mesmos problemas nos estabelecimentos. Ao longo dos últimos meses, outros produtos foram apreendidos e estabelecimentos, multados. Ainda assim, vamos a um restaurante vizinho a outro autuado e a situação é a mesma. Isso é muito ruim, porque a ideia da secretaria não é continuar punindo, mas sim que essa prática pare", afirmou Rodrigo Roca - presidente do Procon-RJ.

Devido a grande quantidade de produtos fora do prazo de validade o gerente do hotel foi conduzido à 12.ª Delegacia de Polícia (DP) e poderá responder por crime contra o consumidor. Os agentes que participaram da operação também visitaram a área da piscina, mas não encontraram irregularidades no local.

O hotel foi autuado e multado em 100 mil Ufirjs (Unidades fiscais de referência do Estado do Rio - que corresponde a R$ 2.40), ou seja, aproximadamente 240 mil reais.

Em nota, o Copacabana Palace afirmou que "algumas irregularidades foram encontradas e todas as medidas corretivas já foram colocadas em prática. O hotel tem como objetivo ser exemplar em todos seus procedimentos e reafirma seu compromisso com a excelência dos seus serviços, diz a nota. O hotel diz também que apoia a iniciativa das inspeções realizadas pelos órgãos oficiais".

Estabelecimentos autuados

Desde 2 janeiro, o Procon está fiscalizando as condições dos serviços prestados por restaurantes e hotéis, para verificar produtos com prazo de validade vencido ou sem informações e condições de armazenamento dos produtos. Mais de 130 estabelecimentos já foram autuados.

“Nós fazemos fiscalizações todos os dias. Estamos há quase dois meses nesse mesmo segmento, hotéis, restaurantes e bares. A ideia não é fazer caça as bruxas, ou perseguir A ou B, mas sim que o prestador de serviço respeite o consumidor", disse Marco Antonio da Silva, coordenador da operação do Procon.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil