Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Quatro motoristas detidos pelo Procon-RJ por não pararem para idosos

11.04.2013 - 18:45
6754_452986924777797_35829368_n_1366040760.24.jpg

Quatro motoristas de ônibus foram detidos nesta quinta-feira (11-04) durante a operação Salomé, do Procon-RJ, por não pararem para passageiros idosos em pontos da Tijuca e Engenho Novo, na zona Norte do Rio.

A operação ganhou este nome em homenagem à personagem de Chico Anysio. Marcos Paulo Corrêa, da linha circular 606 (Rodoviária-Engenho de Dentro); Valdomiro da Silva, da linha 247 (Camarista Méier- Passeio); Ednardo Martins de Oliveira, da linha 623 (Penha-Del Castilho) e outro da linha 636 (Saens Pena-Gardênia Azul) foram autuados e responderão a processo por discriminação à pessoa idosa (artigo 96 do Estatuto do Idoso).

As empresas de transportes Matias, Verdun, Saens Pena, Redentor e Nossa Senhora de Lourdes serão multadas por desrespeitarem a Lei da gratuidade. A Verdun se recusou a assinar o auto de infração emitido pelos agentes do Procon-RJ.

Ela disse que a operação vai continuar. “Muitos motoristas não sabem que o que fazem é crime. Na primeira, eles respondem no Jecrim (Juizado Especial Criminal de Pequenas Causas). Na segunda, já vão para a vara penal”, disse a secretária.

Os idosos aprovaram a medida. A aposentada Dulcinéia Nogueira, de 75 anos, disse que o desrespeito é constante. "De 20 ônibus, só um para. É um grande desrespeito aos idosos, e também aos estudantes. Eles não gostam de parar porque acham que vamos demorar a subir no veículo, ficam impacientes”, contou ela, que aposta na melhoria dos serviços com a punição das empresas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil