Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Country Club leva bola preta do Procon-RJ por usar alimentos fora da validade

19.04.2013 - 17:14
894819_456143797795443_677299535_o_1366403289.94.jpg

O restaurante de um dos mais tradicionais clubes do Rio, o Country Club, em Ipanema, onde o título de sócio pode chegar a R$ 680 mil e a mensalidade para frequentar o seleto grupo de 805 membros é nada menos que R$ 1.200, foi autuado e multado pelo Procon-RJ por usar alimentos com o prazo de validade vencido. A Operação "High Society", realizada nesta sexta-feira, 19 de abril,vistoriou todos os serviços prestados também no Jockey Clube (Jardim Botânico), Clube Caiçaras (Lagoa), Gávea Golf e Iate Clube (Urca) frequentados pela classe social mais privilegiada. A multa aplicada aos estabelecimentos pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs.

Durante a operação, determinada pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, os fiscais encontraram uma série de alimentos vencidos na cozinha do restaurante do County Club. Entre eles, 5 kg de manteiga, 4 bolos prontos para servir, 3 kg de banha para fritura,1 garrafa de cobertura de framboesa,1 vidro de molho vinagrete, 1 vasilha de calda de caramelo, 1 vasilha de clara de ovo,além de 21 pacotes de queijo de cabra.

Recentemente a atriz Guilhermina Guinle, cuja família tradicional pertence ao quadro de sócios desde a fundação do clube, foi vetada pela diretoria do clube, recebendo a temida bola preta.

No Clube Caiçaras (Lagoa), a fiscalização também encontrou problemas. Os agentes recolheram molho rosè, molho tártaro, pistache, 1l de leite, torta de chocolate, 2 potes de cabo neta, Brócolis, molho gorgonzola, uma peça de salmão, uma linguiça calabresa, molho de mostarda, nóz moscada, 4 pacotes de biju, além de 36 mouses de chocolate, todos esses produtos estavam fora do prazo de validade.

No famoso Iate Clube (Urca) a fiscalização identificou 75 litros de chopp vencido, e no Gávea Golf and Country Club (Gávea) os produtos estavam sem informações de manipulação.

Balanço Completo da Operação High Society:

County Club (Ipanema)

Irregularidades: produtos vencidos: entre eles, 5 kg de manteiga, 4 bolos prontos para servir, 3 kg de banha para fritura, 1 garrafa de cobertura de framboesa, 1 vidro de molho vinagrete, 1 vasilha de calda de caramelo, 1 vasilha de clara de ovo, além de 21 pacotes de queijo de cabra.

Clube Caiçaras - Lagoa:

Irregularidades - diversos produtos vencidos como: molho Rosè, molho tártaro, Pistache, 1L leite, uma torta de chocolate, 2 potes de cabo neta, Brócolis, molho gorgonzola, uma peça de salmão, uma linguiça calabresa, molho de mostarda, nóz moscada, 4 pacotes de biju, além de 36 mouses de chocolate.

Iate Clube (Urca)

Irregularidades: Produtos sem informação. Produtos vencidos: 1 pote de geléia de morango, 2 barris de chopp (50L e 25L). Gávea Golf and Country Club (Gávea) Irregularidades: Produtos sem informação de manipulação como data de validade.

Jockey Clube Não foi encontrada nenhuma irregularidade
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil