Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Blitz do Procon-RJ flagra 500 medicamentos fora da validade em pet shop e responsável vai para DP

25.04.2013 - 16:27

Intitulada de ‘Operação Beethoven’, o Procon-RJ fiscalizou nesta quinta-feira, 25 de abril, pet shops no Rio de Janeiro. O caso mais grave foi registrado na veterinária Alvorada, em Campo Grande, onde os agentes apreenderam 500 medicamentos de uso veterinário fora do prazo de validade.

Em função da gravidade do problema, Angelo de Souza Jorge e Rosângela de Souza Jorge, donos da Alvorada, vão responder a inquérito policial na 35ªDelegacia de Polícia. A pet shop foi autuada e pode ser multada em até três milhões de UFIRs.

A Alvorada foi fiscalizada por determinação da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor em função de três denúncias contra ela: erro de diagnóstico da veterinária em cachorro que veio a morrer, uso de vacina com prazo de validade vencido há quatro meses, e castração malfeita em uma gata, que engravidou novamente.

Outra pet shop vistoriada foi a Dog Shopping, também em Campo Grande, onde os fiscais do Procon encontraram irregularidades: quatro caixas de vitamina com prazo de validade vencido e alimentos acondicionados de forma imprópria. Já na Dog e Cat Pet Shop, no mesmo bairro, os agentes não identificaram nenhum tipo de problema.

Em Bangu, os agentes fiscalizaram mais duas pet shops. A Chip Dog foi autuada por não obter o certificado da desratização e desinfetização do local que é obrigatório a cada 6 meses, e a Bom Dog também será multada por armazenar remédios com prazo de validade vencido.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil