Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Seprocon e Procon-RJ autuam SuperVia por irregularidades em 24 estações de trem

27.05.2013 - 14:06

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) e o Procon-RJ realizaram na madrugada desta segunda-feira, 27 de maio, a Operação Via Crucis, na qual 24 estações do ramal de Santa Cruz foram vistoriadas pelos fiscais. A fiscalização identificou diversas irregularidades: apenas cinco estações disponibilizam banheiros aos passageiros (Deodoro, Cascadura, Madureira, Eng. de Dentro e Central), uma única estação, a de Cascadura, tem acesso para cadeirante, a grande maioria das estações não dispõem de cobertura, com o usuário ficando exposto ao tempo (sol e chuva), e nem de extintor de incêndio.

A SuperVia foi autuada pelo Procon-RJ, com a multa podendo variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (de R$ 481,32 a R$ 7,2 milhões, respectivamente). A empresa tem, agora, 15 dias para se explicar.

A fiscalização embarcou na estação de Santa Cruz, às 4h45, em direção à Central do Brasil, e os agentes foram divididos em cinco equipes a fim de vistoriarem todas as estações daquele ramal. Antes, porém, parte da equipe do Procon-RJ chegou a ter sua entrada barrada por funcionários da SuperVia. Ante a ameaça de voz de prisão por parte do diretor de fiscalização, Fábio Domingos, a entrada acabou sendo liberada.

A operadora de telemarketing Bianca dos Santos não escondeu sua indignação com a má qualidade do serviço prestado pela SuperVia: “A gente enfrenta trem lotado e volta e meia a composição enguiça, fica parada mais de meia hora, e ninguém explica nada. Isso quando não anda para trás.

É um absurdo”. Além da falta de acessibilidade para deficientes físicos, de banheiros, de coberturas e de extintores nas estações, os fiscais verificaram outra infração da concessionária na estação de Cosmos. As bilheterias eram para estar abertas desde às 4h40, conforme cartaz afixado no próprio guichê, mas os ingressos só começaram a ser vendidos às 5h10. O resultado disso foi a formação de fila para a compra dos bilhetes.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil