Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Seprocon/Procon-RJ realiza Operação Carniça e apreende 80 quilos de carne imprópria no Leblon

28.05.2013 - 13:22
carnica_1369758197.8.jpg

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) deflagrou nesta terça-feira, 28/05, a Operação Carniça, apreendendo no supermercado Zona Sul, do Leblon, 80 quilos de carne impróprios para o consumo. A carne era moída e colocada à venda nas gôndolas do mercado com nova data de validade. Realizada com apoio da Delegacia do Consumidor, a fiscalização foi montada após uma denúncia de um funcionário do próprio supermercado indignado com a situação. O estabelecimento foi autuado e a multa pode chegar a 3 milhões de Ufirs (o equivalente a R$ 7,2 milhões).

Os fiscais chegaram ao Zona Sul, na Rua Bartolomeu Mitre, que abastece outras filias, por volta das 6h da manhã, momento em que os funcionários do açougue faziam a manipulação da carne. A recomendação era de misturar cortes de carnes vencidas, e com validades próximas a vencer, com pequena quantidade de carne boa. O produto era reembalado em bandejas de isopor, e uma nova data de validade era marcada, com vencimento para daqui a cinco dias.

 Trinta quilos da carne fora da validade já tinham sido embalados e outros cinquenta quilos ainda seriam processados. Segundo o funcionário que fez a denúncia, eles utilizavam o próprio sangue da carne, na hora de moer, para que a carne imprópria ficasse novamente com a coloração avermelhada.

Cinco funcionários do supermercado Zona Sul, entre eles três gerentes, foram levados para a Delegacia do Consumidor, na Gávea, onde foi aberto inquérito policial. Os próximos a serem ouvidos são os donos do supermercado.

 

Mais notícias:

Extra Online

Tv Record
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil