Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ apreende e descarta mais de 450kg de alimentos impróprios para o consumo

14.06.2013 - 12:25
7838_477902878952868_1663430352_n_1371224353.98.jpg

Por determinação da Secretaria Estadual de Proteção Defesa do Consumidor, agentes do Procon-RJ realizaram nesta quinta feira, 13 de junho, em parceria com policiais da Delegacia do Consumidor (Decon), a Operação 'João Nogueira' para fiscalizar estabelecimentos comerciais no bairro Méier, Zona Norte do Rio. Durante a ação, 15 estabelecimentos foram autuados e cerca de 450kg de alimentos impróprios para o consumo foram descartados.

O caso mais grave foi o da Padaria Rainha do Méier, onde os fiscais apreenderam, 215 kg de alimentos impróprios para o consumo. A cozinha do local foi interditada pelo agentes em função do péssimo estado de higiene do ambiente; havia fezes de ratos no estoque de alimentos, alimentos acondicionados em panelas abertas e expostas, ninho de baratas e muita sujeira.

Na grande maioria dos estabelecimentos, a fiscalização encontrou problemas de violações às normas sanitárias e contra a saúde pública.

Balanço Operação João Nogueira:

Padaria Rainha do Méier - 215 kg de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade. A cozinha do local foi interditadas pelo agentes, pelo péssimo estado de higiene do ambiente, havia fezes de ratos no estoque de alimentos, alimentos acondicionados em panelas abertas e expostas, ninho de baratas e muitasujeira.

Supermercado Extra – 70kg de carne moída embalada para venda e sendo moída, quando a lei determina que tem der moída na frente do cliente.

Padaria Imperator - 21.700 kg  de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade. Entre os alimentos havia grande quantidade de recheio de bacalhau, frango e bacalhau desfiado.

Restaurante Sardinha - 32.800kg de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade. Entre os alimentos haviagrande quantidade de carne salgada para feijoada

Rios Gurmmet - 55.700 kg de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade. Entre os alimentos havia grande quantidade de frios, como presunto, além de massa e molhos.

Super Sucos - 35 Kg de produtos impróprios para o consumo, sem especificação de data de manipulação e nova data de validade.

Sabor Pastel - 3kg de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade. Entre eles suco e leite.

Taberna Dom Rodrigues - 700 gramas de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade.

Mega Mate1.100kg - de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade.

Lanchonete Méier - 29.400kg de alimento impróprio para consumo, entre eles produtos vencidos e sem especificação de data de manipulação e nova data de validade.

M2M Farmácia - ausência do CDC (Código de Defesa do Consumidor)

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação João Nogueira

Dia Online

Portal R7

Tv Record
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil