Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua Antiquarius por uso de escargots vencidos há um ano

06.08.2013 - 19:07
Antiquarius_(2)b_1375826655.75.jpg

A Operação Ratatouille, realizada pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, prosseguiu fiscalizando os restaurantes chiques do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 06 de agosto. A situação mais grave foi encontrada no tradicional Antiquarius, no Leblon, que é um dos mais caros do Rio, onde os fiscais recolheram e inutilizaram 25kg de produtosvencidos, dos quais 5kg eram de escargot que estava vencido há mais de um ano - com data de validade de julho de 2012. Vale lembrar que o prato de escargot é um dos que tem o preço mais alto no cardápio da casa, R$ 174. Além disso, os agentes apreenderam no restaurante alimentos como manteiga de escargot, endívia, dobradinha e presunto.

Em Ipanema, os fiscais do Procon-RJ autuaram outros dois restaurantes. No Satyricon foram encontrados 3kg e 800g de produtos fora da validade, entre presunto, queijos, picles e temperos diversos. Lá também havia mais de 2kg e 100g de produtos, como atum e legumes diversos, sem informação da data de vencimento. Já no Esplanada Gril os agentes recolheram 5kg e 350g de produtos vencidos entre peixes defumados, palmitos, molho de camarão e temperos. O restaurante também tinha 3 kg de batatas e filezinho de carne que não apresentavam informações sobre data de fabricação e de validade.

No Flamengo, o restaurante autuado foi o Alcaparra, onde foram encontrados 38 latas de refrigerantes, além de 7kg e 500g de produtos vencidos, entre kane, mortadela queijo provolone e capeletti. As 700g de kane encontradas tinham data de vencimento de outubro de 2012. No estabelecimento também foi recolhido 500g de cogumelos que não apresentavam data de validade.

O único restaurante vistoriado pelo Procon-RJ que não apresentou irregularidade foi o Zuka, no Leblon, provando que é possível ter estabelecimentos caros e de altos padrões que ofereçam comida confiável.

 

Confira o que saiu na mídia na Operação Ratatouille:

Blog do Ancelmo Gois

G1

BandNews

Jornal Extra

O Dia

TV Band

Tribuna Hoje

A Cidade

RJ Alerta

A Tarde

Flávio Citro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil