Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Mutirão do Procon-RJ realiza 485 atendimentos ao consumidor no Largo da Carioca

09.08.2013 - 19:51

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou nesta sexta-feira, 09 de agosto, no Largo da Carioca, mutirão de negociação entre consumidores e empresas denominado"Meu Herói, Meu Amigo" em alusão ao Dia dos Pais, comemorado neste domingo.Prestadoras de serviços públicos, além de grandes empresas de telefonia móvel e fixa, televisão por assinatura, bancos, lojas de varejo e compras pela internet estiveram à disposição dos consumidores, entre 9 e 17h, para renegociar dívidas e resolver problemas de cobrança indevida, produtos com defeitos, atrasos, extravios, danos na entrega, desistência de compras, segunda via de contas, entre outros problemas. O mutirão realizou 485 atendimentos, dos quais 334 foram concluídos de forma positiva. Esse número de soluções poderia ter sido ainda maior se mais consumidores tivessem levado a documentação completa referente às suas reclamações.

A empresa mais procurada pelos consumidores, no mutirão, foi a OI, de telefonia fixa e móvel, com 65 atendimentos. As negociações entre consumidores e empresas foram supervisionados e auxiliados por uma equipe do Procon-RJ, que contou com 11 advogados, uma equipe administrativa e o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Duas unidades do Procon Móvel estavam presentes recebendo e encaminhando reclamações referentes às empresas que não estavam presentes à ação.

Entre os consumidores que saíram satisfeitos das negociações estava o militar Rossini Fantinelly, 33 anos, que esteve no mutirão com sua filha Évora, de três anos. Há meses ele não recebe as faturas mensais de seu cartão de crédito. "Assim que soube desse mutirão, resolvi vir aqui para resolver esse problema. Fui muito bem atendido", aprovou Rossini.

No mutirão estiveram presentes prestadoras de serviços essenciais:Light, Ampla, Cedae, Águas de Niterói e Gás Natural. Entre as empresas detelefona fixa e móvel estiveram presentes a Embratel, Vivo, Claro, Tim e Nextel, além da Oi. No caso dos bancos e financeiras, o mutirão contou com a participação da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Losango, Credicard e Citibank.Também havia representantes do Serviço de Proteção de Crédito (SPC).

Das lojas de varejo, participaram a Ricardo Eletro, Ponto Frio, Casas Bahia, Casa Vídeo e Lojas Leader. Já asTVs por assinatura presentes foram Net e Sky, e das lojas virtuais, que fazem atendimento pela internet, participaram a Nova Pontocom (sites do Ponto Frio, Supermercado Extra e Casas Bahia) e B2W (sites das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime). Fechando a lista de empresas que marcaram presença no mutirão lista-se o plano de saúde Unimed, a construtora MRV Engenharia e a Positivo Informática.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil