Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ autua e entra com ação na justiça contra Flamengo

13.11.2013 - 17:44
Flamengo_Ab_1384371476.62.jpg

Pelo não comparecimento de representantes do Flamengo na audiência marcada para esta quarta-feira, 13 de novembro, para tratar da questão dos ingressos para a final da Copa do Brasil, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) entrou com Ação Civil Pública, na 1ª Vara Empresarial, proibindo o aumento abusivo cobrado pelo clube e estabelecendo a majoração das entradas em, no máximo, 30% do valor praticado habitualmente. Além disso, uma equipe do Procon-RJ foi à sede do Flamengo para ter acesso aos documentos que deveriam ser apresentados na audiência marcada. Como o clube se negou a entregá-los, o diretor jurídico do Flamengo, Bernado Accioly, acabou sendo encaminhado à Delegacia do Consumidor (Decon), onde foi feita representação por crime de desobediência, prevista pelo artigo 330 do Código Penal, com o dirigente podendo responder a processo criminal . O clube também foi autuado e será multado pelo Procon-RJ.

A Ação Civil Pública também determina o bloqueio da renda do jogo da final destinada ao Flamengo para garantir o reembolso do dinheiro aos torcedores que estão pagando valor abusivo pelos ingressos. 

O Flamengo antecipou a venda de ingressos do último jogo para todos os sócio-torcedores na noite de terça-feira, com os bilhetes sendo vendidos por preço mais baixo do que o valor da entrada cheia. 

Intimidação

Inicialmente seria o diretor executivo de administração do Flamengo, Marcelo Helman,que seria levado pelos representantes do Procon-RJ à Decon, mas, como o responsável pela posse guarda dos documentos que os fiscais queriam ter acesso era o diretor jurídico, Bernardo Acciolly, ele é quem foi encaminhado para prestar depoimento.

Além de ser impedida de ter acesso aos documentos necessários para verificar o faturamento do clube e assim poder definir de quanto será a multa, a equipe do Procon-RJ sofreu intimidação por parte dos seguranças do clube, que estavam impedindo a condução do dirigente rubro-negro à Decon. Diante disso, a equipe de fiscais chamou a Polícia Militar para escoltá-lo até a delegacia.

Parte da equipe permaneceu no clube fiscalizando diversos estabelecimentos comerciais no interior da sede, tais como bar, restaurante, academia, loja de material esportivo, entre outras.Foi a Operação Urubu, que encontrou três litros de chopp vencidos no Restaurante O Mais Querido do Brasil, além de 800g de frango desfiado, 360g de mostarda e dois sanduíches naturais que passaram do prazo de validade.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil